Estudando e conceituando a negritude enquanto conceito e movimento.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Feira de Santana
Disciplina: Relações étnicorraciais na escola
Docente: Profº. Otto Vinicius agra Figueiredo
Aluno : Thiago Carvalho de Oliveira

Resenha crítica elaborada a partir do livro '' Negritude '' do autor Kabengele Munanga .
Nascido no Zaire , Kabengele Munanga doutorou -se em Antropologia na USP , onde leciona . Publicou trabalhos relacionados com asculturas africanas , com a crítica da antropologia colonial e com a questão da negritude.
O conceito negritude é objeto de varias interpretações , e é necessário considerar também, de que a negritude se trata por esse motivo o autor aborda uma visão ampla dessa problemática , estudando e conceituando a negritude enquanto conceito e movimento.

- Condições Históricas .
No século XV osprimeiros Europeus desembarcaram na costa africana , a organização política dos Estados africanos já tinham atingido um nível alto de aperfeiçoamento , mais em contrapartida o desenvolvimento técnico , incluída a tecnologia de guerra , era menos acentuada . Neste mesmo século , a América foi descoberta e a valorização de suas terras demandava mão de obra barata. A áfrica sem defesa (frisando que suatecnologia e indústria de guerra eram relativamente inferiores às européias) apareceu como reservatório humano apropriado, com um mínimo de gastos e riscos.
A ignorância em relação à história antiga dos negros, os preconceitos étnicos entre duas raças que se confrontam pela primeira vez , predispuseram o espírito do europeu a desfigurar completamente a personalidade moral do negro e suasaptidões intelectuais. O negro torna-se então , sinônimo de ser primitivo , inferior e dotado de uma mentalidade pré-logica. A partir daí o negro se convence de que o único remédio para curar sua inferioridade , a salvação , estaria na assimilação dos valores culturais do branco superpotente , surge ai o Embraquecimento Cultural , que foi essa fase de absorção do branco pelo negro.
Tal clima dealienação antingirá profundamente o negro , em particular o instruído , que tem assim ocasião de perceber a idéia que o mundo ocidental fazia dele e de seu povo.
Na seqüência , perde a confiança em suas possibilidades e nas de sua raça , e assume os preconceitos criados contra ele. É nesse contexto que nasce a
NEGRITUDE.
Essas condições históricas em que surgiu a negritude , obriga-nos aconsiderar rapidamente a situação colonial , que aparece como noção dinâmica, expressando uma relação de força entre vários atores sociais dentro da colônia , sociedade dividida em dois campos antagonistas e desiguais , a sociedade colonial e a sociedade colonizada.
-Sociedade colonial ; Compreende os estrangeiros de origem metropolitana , isto é, do país colonizador , os europeus ou de raçabranca não-metropolitanos , os de origem asiática. Temendo a ruptura da ordem e do equilíbrio estabelecidos ao seu favor essa sociedade encastela-se , intocável , explorando e pilhando a maioria negra , utilizando de mecanismos repressivos diretos (força bruta) e indiretos (preconceitos raciais e outros estereótipos).
- Sociedade colonizada ; Abrange os autóctones (indígenas ou nativos , nalinguagem do administrador colonial) , embora superior essa sociedade era considerada minoria sociológica.
Como podemos perceber a minoria tinha todas as vantagens , territórios foram arbitrariamente divididos por conta de interesses das potências coloniais , medidas essas que contribuíram para o esfacelamento de etnias importantes e sustentadas também por um forte preconceito através de umaprodução discursiva ou discursos pseudojustificativos. Tratava-se de um discurso monopolista , da razão , da virtude , da verdade , do ser etc , aí qualquer diferença entre colonizador e colonizado foi interpretada em termos de superioridade e inferioridade. No século XVIII , era de se esperar que os grandes pensadores iluministas , criando uma ciência geral do homem , contribuíssem para corrigir a...
tracking img