Para que folosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]











Oficina do Conhecimento


Resenha sobre assuntos da aula























Março – 2013
Niterói - RJ


Síntese

Ler as obras deMarilena Chaui é imprescindível, no mundo acadêmico, para quem deseja conhecer filosofia.

Doutora honoris causa, Marilena Chaui é presença marcante na vida sociocultural. Contribui com artigos eparticipações tanto na imprensa, quanto em congressos, cursos e conferências.

Na ótica da professora Chauí, a Filosofia é provocar o raciocínio, a reflexão e a crítica. É o ensinamento moral e ético. Écultivar o interesse pela cultura e o prazer da interrogação.

A estrutura desta resenha se sustenta em pilares fundamentais: historia e idéias filosóficas, científicas, religiosas, artísticas,morais e políticas que aparecem e se transformam.

Para a autora, buscar entender a Filosofia é o mesmo que alcançar a compreensão sobre nós mesmos e a realidade que nos cerca.

“Para queFilosofia”

Afinal, para que saber Filosofia? As evidências do cotidiano nos fazem pensar em duas ações simples: objetividade e subjetividade. O senso comum acha que filosofia não serve para nada, quefilosofar é estar em um estado de distração.

Parece, porém, que o senso comum não enxerga o que os cientistas sabem muito bem, que é o pensamento que leva as perguntas e que levam as respostas. O que não éa ciência senão a comprovação de um fato. Fato este, que se inicia no campo dos pensamentos, ou seja, na atitude Filosófica, nas indagações do Que e do Porque.

Por questões culturais, somoslevados a crer que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática, visível e de utilidade imediata. Costumamos considerar que, ninguém, consegue ver para que serviria aFilosofia, e por que não dizer: não serve para coisa alguma, ou seja, a negativa. Neste ponto caracteriza-se um pensamente critico involuntário, pois ao dizer não as crenças, exercita-se então uma atitude...
tracking img