Paquimetro e micrometro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Neste relatório iremos apresentar alguns testes feitos com os seguintes instrumentos:
1- Um Paquímetro;
2- Um Micrômetro.
Nele realizamos testes com os seguintes objetos:
1- Uma esfera de aço;
2- Uma esfera de vidro;
3- Uma chapa de aço circular vazada.
Nosso objetivo foi constatar a precisão destes materiais.
Introdução teórica
A necessidade de buscar medidasexatas surgiu quando o homem precisava descrever numericamente qualidades de um objeto ou fenômeno. Sem a medição, o homem fica refém de conceitos como "grande/pequeno", "forte/fraco", "largo/fino", etc; porém, com a medição, o homem pode raciocinar com mais precisão acerca das referidas qualidades.
O ato de medir envolve essencialmente a existência de unidades de medida, que são os comparativosusados na medição. Envolve também a existência de instrumentos de medição, que graduados de acordo com a unidade de medida em questão, fornecem com variados graus de precisão a medida desejada.
Padrões
Com exceção de algumas constantes aparentemente fundamentais (quantum, uma unidade mínima de qualquer entidade física envolvida numa interação), unidades de medida são essencialmente arbitrárias; ouseja, as pessoas criam-nas e concordam em utilizá-las. Nada inerente à natureza determina que uma polegada deva ter um determinado comprimento, ou que milha é melhor medida de distância que o quilômetro. Ao longo da história humana, no entanto, inicialmente por conveniência e, em seguida, por necessidade, os padrões de medição evoluíram para que as comunidades tivessem certas referências comuns.Leis regulando medição foram feitas originalmente para evitar fraude no comércio. Hoje, as unidades de medida são geralmente definidas em bases científicas, supervisionadas por agências governamentais ou supra-governamentais, e estabelecidas em tratados internacionais. Nos Estados Unidos, o National Institute of Standards and Technology (NIST), uma divisão do Departamento de Comércio dos EstadosUnidos, regulamenta medidas comerciais. No Reino Unido, a função é desempenhada pelo National Physical Laboratory (NPL).
Metodologia/Materiais Usados
Agora iremos especificar os materiais usados neste experimento:
1-Paquímetro
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza umcursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas paraque possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.

No exemplo acima, o nônio está dividido em 10 partes iguais e que equivalem a 9mm, ouseja, o primeiro traço do nônio está 1/10 mm antes do traço da escala fixa, o segundo está a 2/10 e assim por diante.
Elementos do paquímetro

Em um paquímetro temos:
1. Orelha fixa
2. Orelha móvel
3. Nônio ou vernier *(polegada)
4. Parafuso e trava
5. Cursor
6. Escala fixa
7. Bico fixo
8. Encosto fixo
9. Encosto móvel
10. Bico móvel
11. Nônio ouvernier (milímetro)
12. Impulsor
13. Escala fixa de milímetros
14. Haste de profundidade

2-Micrômetro
Outro equipamento usado foi o micrometro

Permite executar medições de até milésimos de milímetro (mícron, μm = 10m plural: micra).
É constituído de um parafuso especial chamado de parafuso micrométrico, cujo passo é de 0,5 mm por volta completa. No corpo do instrumento há...
tracking img