Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Inglês 14
Leitura
Ao lermos um texto em Inglês pela primeira vez, e principalmente quando não conhecemos muito bem a língua, seria bom apenas fazermos uma leitura superficial para descobrirmos sobre o que é o assunto. Faça isso com o texto a seguir.

There was silence. A silence so acute that you could have heard – as the saying is – a pin drop. Actually, somebody did drop what was probably ashoe in the next room. It sounded like a bomb in the hushed atmosphere. Poirot cast a quick glance at the little group of three people on his right, then turned his gaze to the five people huddled together on his left – a group of people with frightened eyes. Poirot said quietly: Let me tell you this, my friends, to investigate a crime it is only necessary to let the guilty party or parties talk– always, in the end, they tell you what you want to know. (Agatha Christie, Death on the Nile.) Agora observe a seguinte afirmação: O texto foi provavelmente tirado de um romance de aventura. Para descobrimos se isso é verdade, devemos procurar pistas no texto. É preciso também entendermos que o texto inclui títulos, sub-títulos, notas de roda-pé, e todo tipo de anotação que tenha algum tipo derelação com o assunto. Em outras palavras, não esqueça de olhar todo e qualquer detalhe ao redor do texto, e não somente o corpo do texto propriamente dito. Muitas vezes, a informação que resolve uma questão pode estar uma singela notinha de roda-pé localizada depois do texto.

Depois dessa dica, acho que você já percebeu que a resposta desta questão está mesmo e numa nota dessas, não é ? Afinal,quem é o autor do texto ? (Agatha Christie, Death on the Nile.) Você já ouviu falar de Agatha Christie ? Que tipo de histórias esta autora escrevia ? Certamente ela não ficou famosa por causa de romances de aventura, não é mesmo ? Porém, temos ainda uma outra dica : ... to investigate a crime ... Investigate e crime são termos cognatos com o português. Então, se existe alguém nessa estóriainvestigando um crime, e essa estória foi escrita por Agatha Christie, podemos concluir que a afirmação, O texto foi provavelmente tirado de um romance de aventura. é provavelmente falsa pois os dados que vimos levam a idéia de que estamos lendo o fragmento de um romance policial. Observe e pense sobre a próxima afirmação. De acordo com o texto o ambiente estava barulhento. Temos que procurar no textoalguma coisa que confirme ou contrarie esta afirmação. Assim você conseguirá decidir se ela é verdadeira ou falsa. Veja então a seguinte frase que tiramos do texto. There was silence. There was, você deve se lembrar, é a forma do verbo haver em inglês no passado. Silence é uma palavra cognata, ou seja, ela se assemelha com o seu equivalente em português. Logo, já deve estar ficando claro que aafirmação , De acordo com o texto o ambiente estava barulhento. não é verdadeira pois o adjetivo “barulhento” contrasta com a palavra “silêncio”. Agora observe mais uma afirmação.

Na sala ao lado, alguém atirou um objeto no chão. Penso que as palavras “sala” e “alguém” fazem parte de um grupo fácil de vocabulário que vocês já devam conhecer. Se isso for correto, vocês vão reconhecer as palavras emitálico na seguinte passagem do texto:

… somebody did drop what was probably a shoe in the next room … Acho que vocês também conseguem identificar a palavra shoe, que poderia ser o tal objeto atirado no chão. Bem, como podemos tirar uma conclusão ? Um caminho é o verbo que está na afirmativa e ao lado do auxiliar did. Quando os auxiliares do, does e did são usados ao lado de um verbo naafirmativa, eles na verdade enfatizam este verbo. Então significa que a ação, nesta frase, aconteceu mesmo ! Bem, aparentemente esta afirmação é correta. Podemos pelo menos arriscar que sim, não é ? Se você quiser confirmar, procure o verbo drop no dicionário. Vamos observar a próxima afirmação. Poirot é provavelmente um psiquiatra. Temos agora que buscar alguma informação sobre o personagem Poirot...
tracking img