Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Despesas e Custos Variáveis
Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.
Exemplos:
* Matérias-Primas
* Comissões de Vendas
* Insumos produtivos (Água, Energia)
Apropriação dos CustosFixos e Variáveis
 
No sistema de custo variável o custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Neste sistema a geração de riqueza está na venda e não na produção.
 
Vale lembrar que este sistema de custos não é permitido pelo legislação fiscal, e serve somentepara fins gerenciais. O custo de absorção é o utilizado legalmente conforme o Decreto 3.000/99. Neste método todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos, pouco importando se estes são fixos ou variáveis. Desta forma os produtos acabam absorvendo os custos, o que gerou o nome deste método (custo por absorção).
 
Vantagens do Custeio Variável 
Mesmo não sendo aceito pela legislação fiscal, o custeio variável apresente vantagens sobre as demais. Podemos destacar as seguintes:
 
 - Apresenta o Resultado Operacional em função das vendas
 - Não há necessidade de adotar critérios de rateio para apropriar custos fixos, já que esses são deduzidos diretamente do resultado.
 - Torna evidente a Margem de Contribuição de cada produto, muitoutilizada no processo decisório.

CUSTO VARIÁVEL

Em inúmeras  empresas, os únicos custos realmente variáveis no verdadeiro sentido da palavra são as matérias-primas. Mesmo assim pode acontecer de o grau de consumo delas, em algum tipo de empresa, não ser exatamente proporcional ao grau de produção. Por exemplo, certas  industrias têm perdas no processamento da matéria-prima que, quando ovolume produzindo é baixo, são altas, tendendo a diminuir percentualmente quando  a produção cresce.
Pode  a mão-de-obra direta, noutro exemplo, crescer  à medida que se produz mais, mas não de forma exatamente proporcional, devido à produtividade que tenderia a aumentar até certo ponto, para depois começar a cair.
Se o pessoal tem oito horas para produzir 60 unidades, quando normalmente levariaseis para tal volume, provavelmente   gastará   as  oito  horas  todas  trabalhando  de forma um pouco mais calma (se não estiver o volume por hora condicionado por máquinas). Se o volume passar para 80 unidades, trabalharão as mesmas oito horas; se for de 90 unidades, talvez levem pouco mais de nove horas, em função do cansaço, que faz decrescer a produtividade.
Exemplos: Matéria prima,mão-de-obra direta, embalagens, energia elétrica (consumida na fabricação direta do produto)etc...
Introdução
O Critério do Custeio Variável fundamenta-se na idéia de que os custos e as despesas que devem ser inventariáveis serão apenas aqueles diretamente identificados com a atividade produtiva e que sejam variáveis em relação a uma medida dessa atividade. É um instrumento de grande utilidade para agerência em sua função de planejamento das operações. É um método muito empregado nos casos em que há grande variedade de produtos diferentes.
Custeio Variável
Segundo Megliorini custeio variável É o método de custeio que consiste em apropriar aos produtos somente os custos variáveis, sejam diretos ou indiretos. (MEGLIORINI, 2007, p.113).
Custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente àprodução, por exemplo: matérias-primas. Se utilizarmos duas unidades de matéria-prima para produzir uma unidade de produto, utilizaremos quatro unidades de matéria-prima para produzir duas unidades de produto.
Custeio variável é o tipo de custeio que considera como custo de produção do período apenas os custos incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção,...
tracking img