Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PAPER - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÕES,
ESTRUTURAS DE MARKETING
MBA EM AGRONEGÓCIO

[Nome do Aluno]

O paper explora as temáticas, responsabilidade social, sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, avaliando o case Alpagartas. A responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem permeado as práticas de gestão e teoria até um ponto em que a RSE pode ser referida como a última moda degestão. No entanto, a integração medida RSE nos processos de negócios tem sido muito desigual. Hockerts (2008) considera que a maioria das empresas conceituam RSE primariamente como uma ferramenta para reduzir riscos e custos operacionais. Apenas uma minoria das empresas está realmente usando a RSE como um meio de impulsionar a inovação. (Kai e Mette. 2000)
Primeiro cabe caracterizar aempresa, Alpargatas é uma empresa que atua, com operações próprias, com presença em seis países e exportações que abrangem 80 nações, atuando nos segmentos de sandálias e artigos esportivos, tendo em seu portfólio a marca Havaianas, líder brasileira em sandálias, a Topper com 32% de market share na Argentina, além da Rainha, Mizuno, Timberland e Sete Léguas[1].
A empresa Alpargatas sabe utilizarmuito bem o marketing em sua ação empreendedora.
O marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais. Uma das definições mais sucintas de marketing é atender a necessidades de maneira lucrativa” (KOTLER, 2000) 
As marcas da empresa Alpargatas são bastante conhecidas por milhões de consumidores brasileiros e estrangeiros. “Elas estão no centro daestratégia de crescimento da Companhia e superam os propósitos a que se dispõem, ou seja, proporcionar conforto, bem-estar, prazer, desempenho, design e estilo”[2].

Havaianas e Dupé - Paixão nacional, as Havaianas vêm conquistando consumidores em todo o mundo por proporcionar conforto e bem-estar. Desde 2007, aliou-se à Dupé para ampliar ainda mais a relação custo/benefício aosusuários. Topper, Rainha e Mizuno - Destinadas ao universo esportivo, estão presentes em calçados de alta performance e design inovador e patrocinam várias das mais importantes competições esportivas do País[3].

A marca é uma estratégia de marketing adotada pelas empresas.
O histórico das lojas Havaianas, Topper, Mizuno, Timberland e Meggashop que integram a estratégia dosnegócios da Alpargatas é uma indústria brasileira, fundada em 1907, pelo escocês Robert Fraser, em associação com uma indústria inglesa. Iniciadas as produções no distrito da Capital paulista da Mooca. “Na década de 30 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa Argentina”, sendo que em 1948, a São Paulo Alpargatas passou para ao controle do gupo Camargo Corrêa, o maioracionista, que conseguiu superar dificuldades ao longo dos cem anos de existência, tornando-se a companhia uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil[4].
Além disso, para dar sustentação aos negócios a Alpargatas cuida para que as diferentes marcas tenham sua identidade específica:

Para dar suporte aos negócios e visibilidade a suas marcas, atua no varejo, com lojasHavaianas, Topper, Timberland, Mizuno e Meggashop, no Brasil e na Argentina.
A Empresa possui 70,3% do capital da Alpargatas Argentina, líder na fabricação e na comercialização de calçados e têxteis; 18,7% do capital da Tavex Corporation, uma das maiores fabricantes mundiais de tecidos Denim, além de subsidiárias nos Estados Unidos e na Europa.
Sob essaestrutura, mantém 14 fábricas - no Brasil, na Argentina e no Uruguai - e emprega 15,5 mil funcionários. A Companhia encerrou 2009 com receita bruta consolidada de R$ 2,4 bilhões. Esse desempenho foi resultado da comercialização de 210,0 milhões de pares de calçados e 8,5 milhões de peças de vestuário e acessórios[5].

Nos últimos anos a área de estratégia de negócios tem experimentado o...
tracking img