Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS
E LITERÁRIOS

RESUMO:

Este paper tem como base nossas investigações entre conhecimento linguístico, visando demonstrar, que é possível estabelecer que temos em princípio algumas condições que favorecem o estudo linguístico. Na medida em que a sociedade se desenvolve, o homem percebe a existência de formas e signos, essa percepção está diretamente relacionada aomodo de pensar e a cultura de cada povo. A Linguística tem uma tendência a dar prioridade à língua falada e à maneira como ela se manifesta em determinada época. A vida humana em sociedade não teria sido possível sem sistemas de signos que permitissem a comunicação. A ciência da linguística começou a se desenvolver quando os homens começaram a fazer perguntas sobre a linguagem que embasava suacivilização.

Palavras-chave: Linguística, signos, sociedade.

1 INTRODUÇAO

Perante a diversidade linguística e cultural existente no Brasil e no mundo, algumas condições que favorecem o estudo linguístico são na medida em que a sociedade se desenvolve, o homem percebe a existência de formas linguísticas, essa percepção humana está diretamente ligada ao modo de pensar e a cultura decada povo. A Linguística tem uma tendência a dar prioridade à língua falada e à maneira como ela se manifesta em determinada época. Segundo Ferdinand de Saussure, considerado o fundador da Linguística moderna, “a Linguística não é um organismo que se desenvolve por si, mas um produto do espírito coletivo dos grupos lingüísticos”. A educação vai além, com a modernidade, as novas tecnologias e aglobalização, através dos meios de comunicação que temos a nossa disposição, a educação não inserida apenas no ambiente escolar, ela nos faz trilhar por novos horizontes, num processo de aprendizagem permanente e dinâmico.

2 LINGUÍSTICA

Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana. Como toda a ciência, ela baseia-se em observações conduzidas através de métodos, comfundamentação em uma teoria. Portanto, a função de um linguista é estudar toda e qualquer manifestação linguística  como um fato merecedor de descrição e explicação dentro de um quadro científico adequado. "O que é linguística" afirma que o ser humano necessita de conhecimentos para poder se estabelecer no mundo em que vive. É por isso que ela procura explicações para tudo que existe, umexemplo importante é a procura de explicações para a linguagem que o acompanha onde quer que ela esteja, isto é, ela é extremamente necessária para a convivência com os outros. O homem sempre está a procura de respostas que possam explicar a linguagem, pois ela o acompanha desde sempre, isto através da literatura, poesias, religião, lendas etc. Tudo isso mostra a curiosidade do homem pelalinguagem. a Linguística, viu na língua 'não um organismo que se desenvolve por si, mas um produto do espírito coletivo dos grupos linguísticos', no dizer de Ferdinand de Saussure (1857-1913), considerado o fundador da Lingüística Moderna.

"Ora, a linguagem é, eminentemente, um fato social. em-se, freqüentemente, repetido que as línguas não existem forados sujeitos que as falam, e, em conseqüência disto, não há razões para lhes atribuir uma existência autônoma, um ser particular".

(MILLET, Antonio. 1906)

3 VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

A Língua Portuguesa, sobretudo no Brasil, é dotada de uma variação sem tamanho, uma vez que a língua é um fato social e o falante, portanto, tem autonomia no uso da língua. Avariação linguística do português brasileiro deve-se a uma porção de fatores externos à língua, como, por exemplo, os seguintes aspectos: classe social; idade; sexo e contexto social, formando uma enorme diversidade nacional. O individuo apresenta essas características no uso da língua de forma natural, segundo sua experiência e cultura e, ainda, segundo o meio no qual está inserido. A...
tracking img