paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIAS DE ENSINO
A Musicalização na Educação


Autor (acadêmico)

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (PED0409) – Estágio I
22/07/13



RESUMO


Neste artigo apresenta-se a música como aliada indispensável na educação, pelo seu valor artístico, cognitivo e emocional, auxiliando as praticas pedagógicas, de forma prazerosa contribuindo para formaçãointegral do ser. Observa e analisa como a musica é utilizada nas praticas pedagógicas, a fim de entender quais são os benefícios que a musica pode trazer para os educandos. A música é um importante meio de comunicação e expressão existente em nossa vida e por isso faz parte do contexto educacional. Trabalhar no cotidiano escolar significa ampliar a variedade de linguagens e permitir a descoberta denovos caminhos de aprendizagem, e antes de tudo é trabalhar com a sensibilidade humana, de uma forma prazerosa e saudável.


Palavras-chave: Musica, Educação , aprendizagem



1 INTRODUÇÃO


Este artigo discute a importância e os benefícios que a música pode trazer para aprendizagem dos educandos. O interesse se justifica pela necessidade de conhecer o quanto a música éfundamental para quem quer formar indivíduos criativos, pois além de desenvolver um leque enorme de capacidades já existentes, abre caminhos para novas descobertas, como afirma Stavracas (2008). O interesse pelo tema também se justifica pelo contato direto e indireto que já tivemos com a música, e pela curiosidade em saber como a música pode contribuirem sala de aula para o desenvolvimento e aprendizagem de nossos alunos. Dessa forma, a função social deste trabalho é abrir novos olhares e a partir deles enxergar e concretizar a música como mais uma aliada nas práticas pedagógicas.


O presente trabalho traz um aporte teórico sobre a importância da música para a formação do ser humano, onde ocrescimento individual se dá através da interação e apropriação de novas formas de conhecimento. Esta reflexão fundamenta-se na responsabilidade do profissional da educação em trabalhar das mais variadas maneiras com os seus educandos.



2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA


A música contribui de forma significativa para o desenvolvimento eaprendizagem, abrange as mais diversas áreas, além de valorizar e ampliar nossos conhecimentos através de várias culturas. Para que todas as crianças tenham a música como aliada em sua aprendizagem, é necessário o envolvimento de toda a instituição escolar. Essa mudança, contudo, não ocorrerá “num passe de mágica”; a participação do educador é fator decisivo no processo deconstrução dessa nova perspectiva. Enfrentar essa mudança é a grandiosa tarefa do educador. Deste modo, nos questionamos: a música é utilizada nas práticas pedagógicas na educaçõao de nossos alunos como um recurso formativo? Diante disso levantamos a hipótese de que a música bem trabalhada pelo professor em sala de aula é uma grande facilitadora para odesenvolvimento e aprendizagem dos educandos. Desta forma tivemos como objetivo geral, analisar se nas práticas pedagógicas utilizadas na Educaçãol a música está presente como um recurso formativo; e como objetivos específicos, identificar se o professor trabalha a música em sala de aula enquanto recurso, e apontar os aspectos positivos e as ausênciasdas práticas pedagógicas relacionadas à música.


A música é uma aliada no processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação. A interdisciplinaridade, que segundo Zabala (2002, p. 33) é a interação de duas ou mais disciplinas, é importante para que possa inserir a música no currículo escolar, mas ainda não se apresenta com visibilidade na...
tracking img