Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DO JAPÃO


Raquel Ayroso
Professor: Jorge Luiz Buerger
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID-0175) – Prática Educativa III
06/07/12


RESUMO

O Japão nasceu como o Oriente dos chineses e essa é a origem do seu nome, ”a Terra do Sol Nascente”- Je-Pen em chinês. O Japão é um arquipélago formado por quatro ilhas: Hokkaido, Honshu,Shikoku e Kyushu e mais três mil ilhas menores. O Japão ficou isolado por muitos séculos da influência dos povos e culturas do continente. A primeira civilização que habitou o arquipélago nipônico foi a civilização “Jômon-Shiki” que viveram há 6.000 anos. A segunda civilização que habitou o Japão foram os Yayoi – Shiki, por volta de 300 anos a.C.. Nesta pesquisa foram abordados quatro períodos dahistoria do Japão; a Era Yamato, Era Nara, Era Heian e Também a Era Kamakura. A cultura foi introduzida no Japão, juntamente com a religião budista. Iniciaram-se então, contatos diretos entre o Japão e a China. Na Era Heian houve o surgimento dos samurais durante a época dos senhores feudais. A cultura da época foi muito intensa no período Kamakura, onde se iniciou a Cerimônia do Chá (Chado), osteatros Nô e Kabuki, e o Shodo que é uma caligrafia artística.


Palavras-chave: Japão. Civilização. Cultura.


1 INTRODUÇÃO

A História Japonesa é uma mistura de mitos com realidade, acreditavam que o surgimento do arquipélago nipônico era devido aos deuses Izanaqui e Izanami o que consta nos registros do Kojuki o mais antigo livro do Japão. Os primeiros vestígios humanos datam deaproximadamente 20.000 anos atrás, e foi a partir do VII séc. antes de Cristo, que o Japão começou a ser considerado como nação, com Jinmu Tennô, o primeiro Imperador japonês no ano 660 a.C. O Japão é dividido por eras para mais fácil compreende-las, e cada uma delas tem grande importância social, econômica e cultural.

2 Pré História e Era Yamato

O paleolítico japonês chamado também deperíodo pré- jomon é um período que se estende de 35 mil anos a.C até aproximadamente 12.000 anos a.C. Em seguida surgiu o período Jomon ou Mesolítico japonês, eram nômades, tiveram um desenvolvimento separado com o restante do leste asiático.Viviam na idade da pedra,moravam em cavernas ,caçavam e pescavam.Mais tarde começaram a viver em cabanas de palha,semelhantes a ocas.A civilização Jomon era muitoprimitiva.Ao final desta era começa o cultivo do arroz,a cerâmica e utensílios de metal.
Segundo Rafael Borato, a maior parte dos conhecimentos que temos da sociedade Jomon, incluindo a sua cerâmica, provém das escavações feitas em lixeiras, concheiros, estrumeiras e em fossos, todos eles contendo vestígios da alimentação, da vida cotidiana e dos rituais de inumação. Através da cerâmica, também,assume-se que tenham seguido uma religião politeísta, baseada no culto de elementos da natureza e de seus ancestrais. Não há registros escritos ou vestígios claros de sua língua, e não se sabe até que ponto os jomon formaram uma civilização coesa, social e política, ou se consistiam em agrupamentos humanos descentralizados.
A segunda era foi a Yayoi, esta foi marcada pela fixação do homem em suasterras. Plantações de arroz foram trazidas das regiões sul-asiáticas, aprendendo a cultivar o arroz, viviam também de caça e pesca e frutos silvestres. Os trabalhos de barro dos tempos de Yayoi-shiki não são rústicos como os do período anterior. Já apresentam mais beleza e fintara, com formas bem modeladas. Os criadores daquela civilização já faziam uso de instrumentos metálicos e o nível de vidaera muito elevado.
O Período Yamato dividiu-se em duas partes o Kofun e Asuka. O Kofun é a continuação do período Yayoi e a característica marcante deste período é o aparecimento de túmulos. Neste período Yamato surge o primeiro imperador do Japão o Jinmu Tennô e integrou pequenas vilas num único Estado.O Império Yamato, com o sistema político-social estabeleceu a sua força até a península...
tracking img