Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autorizada pela Portaria n° 2.108, de 22.12.2002-Publicada no DOU n°248 Seção 1- de 27.12.2000

HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO


Elisabeth Diniz Sousa
Jairon José Rodrigues Dias
Joao Pereira Rodrigues
Leydymayara Silva Pinto
Saulo Cabral Machado
Tatiana Amorim Sarmento
Prof. M. Sc. Delfim Santana Pinheiro Guterres Junior
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – FaculdadeSão Luis
Curso de Direito - Turma (AD4N1) - Disciplina Economia
06/06/2000


RESUMO

A História do Pensamento Econômico é um estudo da herança deixada pelos que escreveram sobre assuntos econômicos no transcurso de muitos anos. Especulação do homem quanto ao seu meio: desde os tempos antigos. Desenvolvimento da Análise Econômica: de origem relativamente recente (a partir do século XVIII).Por tanto, este paper trata da história do pensamento econômico, com a evolução sumária da Economia através dos tempos. No entanto, a atividade econômica para a satisfação de necessidades ocorreu em todas as épocas da história humana.

Palavras-chave: Economia; Política; Idade Média; Idéias Filosóficas.


1. INTRODUÇÃO

A Economia surgiu como ciência através de Adam Smith(1723-1790), considerado o pai da Economia Política. Sua obra, A Riqueza das Nações, publicada em 1776, constituiu um marco na história do pensamento econômico. Antes disso, a Economia não passava de um pequeno ramo da filosofia social, como atestam as contribuições do abade e filósofo francês Turgot (1727-1781), como será visto adiante. Com o Mercantilismo (1450-1750), as idéias econômicas conheceram algumdesenvolvimento, mas na Antigüidade e na Idade Média as relações econômicas eram bastante simples, como será visto a seguir.

2. PENSAMENTO ECONOMICO NA GRÉCIA ANTIGA
A Grécia Antiga possuía todos os requisitos para ser um grande centro econômico, pois possuía um solo pobre em um território imenso com uma grande população o que faz o comercio necessário, além disso, tinha o mar comtoda sua extensão mostrando o caminho de novos mercados, entretanto não foi isso q aconteceu.
A Grécia se dividia em Cidades Estadas que geralmente estavam em guerra umas com as outras o que fazia com que as cidades se voltassem principalmente para a sua proteção, também predominava as idéias filosóficas de igualdade, ética e política o que não davam margem para que brotassem as idéiaseconômicas, assim para os gregos a economia constituía pequena parte da sua vida. De fato a filosofia dominava o pensamento grego, assim o aspecto público vinha em primeiro lugar, logo pensamento filosófico grego tornou impossível à elaboração de um pensamento econômico principalmente por que este pensamento tinha desprezo pelos bens materiais, sendo assim um pensamento antieconômico.Segundo a filosofia grega, o grande objetivo do homem era alcançar a felicidade, assim este devia procurar o aprimoramento de sua alma, dedicando a maior parte de seu tempo à meditação, com prejuízo de sua atividade econômica. Para os filósofos embora o comercio não fosse considerado uma atividade natural não era condenáveis à troca que permitia que fossem saciada as diversas necessidades humanas ecausavam a especialização dos produtores. Entretanto o comercio e uma atividade que não há limites naturais e a moeda facilita a troca, criando assim uma classe de comerciantes ricos, e esta possibilidade de riqueza fazia com que o homem fosse corrompido dando prioridade a busca da riqueza em vez da pratica das virtudes. Assim pela logica era condenável a pratica que levasse a acumulação de moedacomo a existência de trabalho remunerado e a cobrança de juros.
Entretanto, não pode se concluir que não brotava em toda a Grécia antiga idéias econômicas. Nos principais tratados de filosofia encontram-se elementos de doutrinas econômicas que seriam os germes das correntes individualista, socialista e intervencionista. A corrente individualista surgiu em reação ao meio e possuía muitos...
tracking img