Paper sobre o envelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PERSPECTIVA SOCIAL E DA FAMÍLIA NO PROCESSO DO ENVELHECIMENTO


Ana Paula Ferreira
Profª. Patricia Tristão Abbatti
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SES0511) – Prática do Módulo III
01/12/2010

RESUMO


No contexto de uma sociedade que experimenta um rápido envelhecimento de sua população e que não vem encontrando soluções adequadas para as demandas enecessidades dos idosos, quer no âmbito do Estado, quer no da sociedade civil nos moldes atuais, o serviço social preenche um vazio, desempenhando a importante função de promover a inclusão social dos idosos. No processo de envelhecimento, se de um lado, os fatores biológicos revelam-se importantes, de outro, fatores de igual importância devem ser considerados no campo social e, portanto, o focosobre somente um fator, não resultará em solução para a questão.

Palavras-chave: Envelhecimento. Assistente Social. Família.


1 INTRODUÇÃO

No aspecto do envelhecimento social devemos ter em mente que, ao longo da história, em diferentes culturas, os grupos sociais adotaram e adotam posturas diferenciadas, desde altamente dignificante ao estado da velhice, como também, grupos sociais queconsideram que no estágio da velhice, as pessoas em tais circunstâncias deviam desaparecer. Porém, é fundamental considerarmos que além das transformações psicológicas sofridas por cada pessoa, sua relação com o meio social também sofre alteração, em um momento em que o meio deveria proporcionar-lhe a sobrevivência e a qualidade de vida com a dignidade necessária para quem muito contribuiu com asociedade. De acordo com Salgado (1980) observa que:
A inadaptação do idoso reflete uma inadequação aos padrões sociais ideais estabelecidos pela sociedade e exigidos pelos grupos sociais e pelos indivíduos como condições capazes de conferir, a cada um, a personalidade social, isto é, a posição de cidadão e o respeito.
O aumento da população idosa tem sido marcante nos últimos anos e desde osanos 60 têm aumentado o número de pessoas idosas nos países de terceiro mundo.
No Brasil, a faixa etária de 60 anos ou mais é a que mais cresce e a estimativa para 2020 indica que a população idosa poderá exceder 30 milhões de pessoas. Segundo Papaléo Netto (2002), no ano de 2050 as pessoas idosas representarão um quinto da população mundial.

2 O ENVELHECIMENTO

Para Papaléo Netto (2002) oenvelhecimento é um processo dinâmico e progressivo no qual há várias alterações que tornam o idoso mais susceptível a agressões intrínsecas e extrínsecas. Envelhecer é a redução da capacidade de sobreviver ocorrendo alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas podendo desenvolver dependência, sentimento de inutilidade e rejeição.
É possível verificar que o estudo científico do processo deenvelhecimento, a gerontologia, apesar da urgência que se impõe para a nossa sociedade que caminha para ser uma sociedade de idosos, o foco sobre o fenômeno da longevidade ainda é incipiente em relação ao de outras faixas etárias.
Segundo Salgado (1980) gerontologia significa o estudo dos processos de envelhecimento, com base nos conhecimentos oriundos das ciências biológicas, psicocomportamentaise sociais. No breve período da sua existência, vêm se fortalecendo dois ramos igualmente importantes: a geriatria, que trata das doenças do envelhecimento; e a gerontologia social, voltada aos processos psicossociais, manifestos na velhice.
Conforme Freitas et al (2002) o envelhecimento é um processo natural que submete o organismo a diversas alterações anatômicas e funcionais. Essas mudançassão progressivas e ocasionam efetivas reduções na capacidade funcional, desde a sensibilidade do paladar até os processos metabólicos do organismo.
Finaliza Cançado (2002) Papaléo Netto (2002), que em janeiro de 1994 foi aprovada a Lei n° 8.842, que define a Política Nacional do Idoso, estabelecendo direitos sociais, garantindo autonomia, integração e participação efetiva na sociedade com direito...
tracking img