Paper sobre mark up

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARK UP SOBRE UMA SORVETERIA DE PEQUENO PORTE


Nili Siedschlag
Profª. Daniela Cristina Martins Henshel
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharel em Administração (ADG0037) – Prática do Modulo V
23/11/2012

RESUMO

Atualmente, as empresas estão em constante busca por vantagens competitivas e que garantam seu espaço neste mercado de acirrada concorrência pormelhor qualidade, melhor atendimento e, sobretudo, pelo melhor preço. Esse paper busca analisar o processo de formação de preço utilizado pela empresa piloto "Ice Ville". Este estudo aborda as classificações dos custos, os sistemas de custeios, análise do custo do preço de venda atual e a elaboração de um novo processo de preço de venda, que garanta a obtenção do lucro desejado. O método utilizado foide pesquisa exploratória, através de um estudo de caso, o que possibilitou a análise e tomada de decisões que melhoraram o processo de formação do preço de venda.

Palavras-chave: Mark-up. Custos. Preço da empresa Ice Ville.

1 INTRODUÇÃO

Com o intuito de atender ao pré-requisito do 5º semestre do curso de Bacharelado em Administração da Uniasselvi, entende-se que o tema abordado érelevante, pois serve de ferramenta para as organizações, estabelecendo preços de seus produtos e serviço de forma responsável, contabilizando todos os gastos do processo de manufatura, incluindo a porcentagem da rentabilidade dos mesmos.

Este paper tem como objetivo geral calcular o Mark-up da empresa Ice Ville, que foi idealizado no semestre anterior, no modo piloto, a fim de comparar os preçospraticados outrora. Terá como objetivo específico a conceituação do Mark-up, a compilação dos dados financeiros da empresa Ice Ville pertinentes a essa ferramenta.

Calcular o Mark-up e precificar o produto com índice, e comparar com o preço praticado anteriormente com o que será demonstrado nesse paper.
A metodologia utilizada foi a prática simulada; a primeira etapa deste plano começou a serdesenvolvida em 25/09/2012, em sala de aula, com a orientação da nossa Tutora, e está sendo elaborada pelos próprios acadêmicos.

O estudo referente a este plano de desenvolvimento teve início em fevereiro de 2012 onde concluímos a primeira etapa, no modulo IV, e teve como prioridade a montagem de uma empresa piloto e seu conteúdo foi extratido do trabalho em campo e dos livros da biblioteca daUniasselvi.

A execução do trabalho está sendo feita por etapas, conforme o plano de prática estipulado pela Universidade.

Para que seja possível desenvolver uma análise acertada dos presentes fatores, o estudo em questão irá abordar conceitos de gastos e despesas, no contexto de formação do preço de venda, como também, abordará assuntos relativos a atributos, Mark-up e margem de contribuição.As análises foram extraídas das compras e vendas dos picolés e sorvetes comercializados no período de fevereiro a maio de 2012.

O motivo pelo qual se levou a identificar o Mark-up da empresa Ice Ville foi de comparação de preços, pois esse cálculo permite que a empresa tenha a real compreensão do seu lucro por produto.

O objetivo da empresa Ice Ville é a maximização do Mark-up (diferençaentre a receita de vendas e os custos diretos). O preço é determinado pela empresa Piloto Ice Ville, que leva em conta a demanda, a política de preços dessa empresa e se fundamenta em seus custos.

O preço cobrado pela empresa, nesse modelo, é calculado da seguinte forma: p = (1 + m)xC.



2 MARK UP

Mark-up é o processo de formação do preço de venda que se utiliza de vários pontosimportantes, entre eles a inserção dos impostos. O Mark-up, por sua vez, facilita esse processo de inserção uma vez que este é um índice que, aplicado sobre o custo de obtenção do produto, chega ao valor do preço de venda com os impostos embutidos. (SANTOS, 1995).

É possível utilizar-se desta ferramenta que pode servir como diferencial competitivo perante o mercado. Esta ferramenta restringe-se...
tracking img