Paper sobre igreja medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IGREJA NA IDADE MÉDIA


Hany ...................
Professora - ................
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
História (....) – Prática do Módulo
../../..


RESUMO

Durante o período conhecido como Idade Média, enquanto o Império Romano do Ocidente, se desmantelava devido as migrações e invasões bárbaras, grande força se erguia, o Papado. A Igreja era a únicainstituição que se subsistia organizada exercendo importante papel em diversos setores da vida medieval. Contudo, além do poder espiritual a Igreja, representada pelo Papa acumulou poder temporal o que levou-a envolver-se em diversos conflitos internos e com as monarquias medievais.


Palavras-chave: Igreja; Investiduras;Inquisição ; Cruzadas.


1 INTRODUÇÃO

Este artigo relata informações a respeito da Igreja Católica no período conhecido como Idade Média (século XI – XV). Informações referentes a sua origem, organização do clero, participações em conflitos, tanto interno, quanto com as monarquias medievais. A citar: o movimento reformista liderado pela Ordem Religiosa de Cluny e a Questão das Investiduras.Relata também, que não só no campo espiritual, mas no material a Igreja alcançou grande poder e influenciou nos mais diversos setores da vida medieval. A citar, a criação dos Tribunais de Inquisição e sua participação nas Cruzadas.


2 A IGREJA NA IDADE MÉDIA: ORIGEM E ORGANIZAÇÃO

Após a morte de Cristo, sua doutrina foi pregada e difundida pelos discípulos, a princípio nas comunidadesjudaicas do Oriente, mas logo atingiram Roma e todas as terras que na época faziam parte do Império Romano. A mensagem deixada por Cristo tomou uma feição universal, dirigindo-se a todos os homens. Nos primeiros tempos não havia distinção dos seus membros, nem mesmo, uma estrutura física para seus encontros. Eles se reuniam nas catacumbas e nas casas de particulares para ouvirem os feitos da missão deJesus.
O período da História que vai desde a queda do Império Romano do Ocidente em 476, até a tomada de Constantinopla pelos turcos, no ano de 1453, ficou conhecido como Idade Média. Período este, caracterizado pela desorganização do mundo antigo, provocado pelas invasões bárbaras e pelo colapso do Império Romano, praticamente apenas a Igreja Católica consolidou sua estrutura religiosa,conservando sua identidade institucional e preservando elementos da cultura Greco-romana, revisto pela ótica cristã.

Na organização do clero, a divisão dos sacerdotes da Igreja era feita em duas grandes categorias:
• Clero secular – formado por sacerdotes que viviam fora dos mosteiros, hierarquizados em padres, bispos, arcebispos, etc;
• Clero regular – formado por sacerdotes que viviam nos mosteirose obedeciam às regras de sua ordem religiosa (beneditinos, franciscanos, dominicanos, carmelitas, e agostinianos).

No século X, foram criados inúmeros mosteiros, nos quais os monges trabalhavam e oravam. Ao seu redor logo nascia uma cidade. No ponto mais alto da hierarquia eclesiástica estava o papa, bispo de Roma, considerado sucessor do apóstolo Pedro. Exemplos de grandes papas: GrégorioMagno reponsável por firmar a autoridade papal; Grégorio VII e Inocêncio III.

O papa além da autoridade religiosa, detinha o poder temporal da Igreja, ou seja, o poder advindo das riquezas acumuladas através das doações de terras feitas pelos fiéis arrependidos dos seus pecados e por nobres e reis, que entregavam parte de suas conquistas de guerra. Extima-se que a Igreja Católica tenha chegado acontrolar um terço das cultiváveis da Europa ocidental.

Conforme Cotrim (2007), a Igreja Católica “era uma grande ‘senhora feudal’, numa época em que a terra constituía a principal base da riqueza.

O poder temporal da Igreja levou o papa a envolver-se em diversos conflitos políticos com as monarquias medievais. Exemplo marcante desses conflitos é a Questão das Investiduras.


3 A QUESTÃO...
tracking img