Paper paul klee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PAUL KLEE

Acadêmico (a): Marli M. Kraemer Detoni
Professor (a): Roselice Terezinha De Freitas
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
ARTES VISUAIS/LICENCIATURA (ART0039) – Prática do Módulo V
10/06/12


RESUMO

Buscamos através desse projeto contextualizar a vida e história de Paul Klee que foi um dos maiores artistas do início do século XX autor de uma linguagemplástica inovadora, um artista em essência. Convencido de que a realidade artística era totalmente diferente da observada na natureza, dedicou sua carreira à busca do ponto de encontro entre realidade e espírito. Sua arte e chamada de abstrata e muitas de suas maiores obras não passam de cores e formas. Ela será desenvolvida através de pesquisa em livros, revistas, internet e registros ampliando osconhecimentos teóricos dos acadêmicos do artista Paul Klee.


Palavras-chave: Abstrata. Pintura. Vida.


1 INTRODUÇÃO
Paul Klee nasceu em Münchenbuchsee, foi um pintor e poeta suíçonaturalizado alemão. O seu estilo, grandemente individual, foi influenciado por várias tendências artísticas diferentes, incluindo o expressionismo, cubismo, e surrealismo. Ele foi um estudante do orientalismo. Klee era um desenhista nato que realizou experimentos e, consequentemente, dominou a teoria das cores, sobre o quê ele escreveu extensivamente. Suas obras refletem seu humor seco e, às vezes, asua perspectiva infantil, seus ânimos e suas crenças pessoais, e sua musicalidade.
Casou-se em 1906, com a pianista bávara Lily Stumpf, com quem ele teve um filho chamado Felix Paul. O casal viveu em um subúrbio de Munique enquanto ela dava aulas de piano e fazia ocasionais apresentações, ele sustentava a casa e tendia a seu trabalho artístico. Ele tentou, sem sucesso, ser um ilustradorem uma revista. O trabalho artístico de Klee progrediu lentamente pelos próximos cinco anos, por que ele teve que dividir seu tempo com questões domésticas, e também porque ele tentou encontrar uma nova aproximação para sua arte. Em 1910, ele teve a primeira exibição exclusiva em Berna.
Teve grande sucesso ao assegurar um contrato de três anos (com um recebimento mínimo anual) com o curadorHans Goltz, cuja influente galeria deu grande exposição a Klee, e, também, sucesso comercial. Klee deu aulas na Bauhaus, escola de arte fundada em 1919 com o objetivo de unir artes e ofícios em apenas uma instituição, era um mestre de colagens de vitrais e murais ganhando na época também dois estúdios.
Paul Klee foi associado ao expressionismo, cubismo, futurismo, surrealismo, eabstracionismo, mas suas imagens são difíceis de serem classificadas. Geralmente, ele trabalhava isolado da vista dos demais, e interpretava as novas tendências artísticas de sua própria maneira. Trabalhou com vários materiais diferentes – tinta a óleo, aquarela, tinta preta, rascunho, e outros. Na maioria das vezes, ele combinava esses materiais em uma só obra.
Klee morreu em Muralto, Locarnona Suíça, em 1940, sem conseguir a cidadania suíça, mesmo tendo nascido naquele país. Seu trabalho artístico era considerado revolucionário, mesmo degenerado pelas autoridades suíças, mas, com o tempo eles aceitaram sua solicitação, seis dias após sua morte. Sua herança é composta de, aproximadamente, 9.000 obras de arte.


2 DESENVOLVIMENTO

Paul Klee nasceu no dia 18 de Dezembro,em Münchenbuchsee, perto de Berna, tem a nacionalidade alemã, porque o pai, Hans Lee, era alemão. A mãe, Ida Klee, cujo nome de solteira era Frick, era da suíça.

(Paul Klee) (Escola de Bauhaus)

Klee se casou, em 1906, com a pianista bávara Lily Stumpf, com quem ele teve um filho chamado Felix Paul no ano seguinte. O casal viveu...
tracking img