PAPER ESTAGIO IV G Ssica Cristina CEMJA

2962 palavras 12 páginas
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA JOVENS E ADULTOS
Géssica Cristina Gonçalves
Prof. Orientador Maria das Neves
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0550) – Estágio IV
08/04/15

RESUMO
O presente documento comprova a experiência adquirida na intervenção das estagiárias que atuaram na sala de alfabetização e nivelamento do CEJA, no Núcleo Clotilde Ramos Chaves. A educação é um direito básico do ser humano, e existe uma grande procura de vagas para a EJA no começo de cada ano letivo por pessoas que passaram longos períodos de tempo afastados da sala de aula. O público que procura a EJA é variado e vai de pessoas de mais idade que buscam maior instrução até jovens que estão alguns anos atrasados e desejam concluir o ensino básico. O EJA oferece o ensino fundamental e médio, e é preciso ter uma idade mínima de 15 anos para ingressar no fundamental e 18 no médio. Tem por finalidade proporcionar a formação tendo como suporte as experiências pedagógicas dos próprios educadores, visando à construção de saberes e de fazeres em um processo dialógico de reflexão da prática por meio do registro escrito.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino de Jovens e Adultos. Processo Alfabetização.

1 INTRODUÇÃO

O público que procura a EJA é variado e vai de pessoas de mais idade que buscam maior instrução até jovens que estão alguns anos atrasados e desejam concluir o ensino básico. O EJA oferece o ensino fundamental e médio, e é preciso ter uma idade mínima de 15 anos para ingressar no fundamental e 18 no médio.
Apesar da facilidade que a EJA oferece em permitir a conclusão do ensino fundamental e médio em menos tempo que o ensino regular, a Educação pra Jovens e Adultos enfrente muitos problemas em sua funcionalidade, nos dois lados da moeda, professores sem formação continuada e alunos com pouco rendimento escolar. O professor que leciona na Educação para jovens e adultos precisa conhecer abordagens e técnicas, que são diferentes do ensino regular, pra

Relacionados