Rea o xantoprote ca 1

336 palavras 2 páginas
Reação xantoproteíca

Na referida aula, foram realizados testes de precipitação de proteínas com os seguintes reagentes: reação de Heller; reação com metais pesados; reação TCA – ácido tricloroacético; com aquecimento; reação de Biureto.
Materiais utilizados:
Tubos de ensaio, pipetas graduada, becker, pera e pinça de laboratório.
Metodologia:
Seguindo as normas de segurança no laboratório, demos inicio a aula pratica de reações de precipitação de proteínas usando luvas, jaleco e sapato fechado .
Etapa 1:
Foram identificados os tubos com os respectivos reagentes ovoalbumina, amido e água.
Etapa 2:
Foi dado início as reações de precipitação de proteínas.
2.1. Reação: Foi pipetado 1 mL de ovoalbumina em um tubo de ensaio juntamente com 10 gotas de ácido nitrico, depois de ter adicionado a solução e reagente agitamos bem para que as solucões se misturasem, em seguida foi levado o tubo de ensaio com ajuda da pinça, para um becker em água fervente por 5 min, passado o tempo esfriamos o tubo em uma torneira com água corrente pelo tempo de 5 min, por fim foi colocado 4 ml de Na OH no tubo de ensaio. Foi observada a formação da zona de interface.
2.2. Reação: Em um tubo de ensaio foi colocado lentamente 1 mL de amido com o auxilio de uma pipeta graduada e pera, com ajuda dos mesmo equipamentos colocamos 10 gotas de ácido nitrico, feito isso batemos levemente na vidraria fazendo com que o amido e o ácido misturassem, aquecemos a solução por 5 min e lavamos para esfriar na torneira também por 5 min, por fim adicionamos 4 mL de Na OH até perceber a alteração na solução.
2.3. Reação: No tubo de ensaio foi pipetado 1 mL de água, depois foi adicionado 10 gotas de ácido nitrico ambos auxiliados com a ajuda de uma pipeta juntamente com a pera, agitamos bem para que as seguintes soluções entrassem em homogeneização, levamos o tubo de ensaio para aquecer e resfriar por 5 min, terminado o procedimento, adicionamos 4 mL de Na OH. E esperfamos o resultado.

Relacionados