Atividade 1 Sistematiza o na Educa o no Per odo Antigo Prof Bet nia

3486 palavras 14 páginas
O estudo da educação e da pedagogia é indispensável para conhecer a educação atual. A história da educação estuda o passado para explicar e entender o presente, já que a educação presente é, ao mesmo tempo, produto do passado e preparação para o futuro. Em cada momento da história, a educação correspondeu a determinados objetivos que lhe eram impostos pelos homens e suas visões de mundo. Para entender a história da educação é necessário que se faça uma correspondência da educação atual com a história geral. Dentre as principais fases da história da educação estão as seguintes:
Educação Primitiva
Acredita-se que a pré-história humana se inicia com a aquisição da posição ereta por parte do homem. Esta posição permite a liberação das mãos deixando-as independentes para se transformarem no instrumento fundamental da vida humana, preparando o processo de cultura. Segundo historiadores a complexa evolução do hominídeo para o homem atual ocorria de forma espontânea, as crianças e os jovens aprendiam por imitação a usar armas, a caçar, a pescar e a colher. Alguns rituais sagrados como o culto dos mortos; as técnicas de transformação e o domínio do meio ambiente etc., com o tempo passaram a fazer parte da educação dos jovens. É também nessa fase que ocorre uma revolução educativa: fixa-se uma divisão educativa paralela à divisão do trabalho; fixa-se o papel-chave da família na reprodução das infraestruturas culturais, que embora ocorram sempre por imitação, tendem depois a especializar-se, dando vida a momentos ou locais cada vez mais específicos para a aprendizagem.
Educação nas Sociedades Hidráulicas
São sociedades que têm origem nas planícies perto dos grandes rios e prosperam através do controle das águas destes rios. Estas sociedades apresentam uma forte divisão do trabalho e uma notável distinção entre as classes sociais, são organizadas em tribos, governadas segundo modelos patriarcais e dedicadas à agricultura, ao pastoreio e ao comércio. E que se transformam em

Relacionados