Papel e celulose santa catarina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CADEIA PRODUTIVA DE PAPEL E CELULOSE
O consumo de papéis tem apresentado elevadas taxas de crescimento em todo o mundo nos últimos dez anos, devido à maior utilização de papel para a fabricação de embalagens em diversos setores, bem como a um aumento na utilização dos papéis de imprimir graças ao incremento no número de computadores. Tal fato conduziu a uma expansão na demanda de celulose,principal matéria-prima do papel, o que foi benéfico para o Brasil, em função das vantagens competitivas que o país detém no segmento de produção da madeira.
O estado de Santa Catarina conserva posição de destaque no cenário nacional, ocupando a terceira posição na produção de papel, e a quarta posição na produção de celulose, possuindo ainda a segunda maior área reflorestada do país, com árvorestipo pínus.
A indústria de papel e celulose catarinense está distribuída por um amplo espaço territorial, com 246 empresas, localizadas em 71 municípios, principalmente nas microrregiões da área central e Oeste do Estado. Do total de empresas, 68 são classificadas como microempresas, 150 pequenas, 28 médias e 3 de grande porte, de acordo com os dados da Relação Anual de Informações Sociais doMinistério do Trabalho (RAIS/MTE, 2003).
Apesar de a cadeia apresentar um elevado número de empresas, a grande maioria constitui-se de empresas convertedoras, isto é, compram o papel e, a partir de procedimentos simples, o transformam em produto final.


MUNICÍPIOS PRODUTORES DE PAPEL E CELULOSE EM SANTA CATARINA
Os municípios onde estão instaladas as principais empresas produtoras de papele celulose detêm cerca de 21% da população total do Estado. Os municípios de Blumenau, Lages e Itajaí se destacam, com populações de 277.144, 162.060 e 156.077 habitantes, respectivamente. Entretanto, observando-se o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, de 2002, percebe-se que há uma grande variação deste indicador. Vargem Bonita possui um PIB per capita de R$ 25.661 e Taió de R$ 7.096. Nãoobstante, os municípios que possuem este indicador mais elevado são aqueles onde estão localizadas as empresas de grande porte, como Vargem Bonita, Correia Pinto e Otacílio Costa, por exemplo. Estes três municípios exibem características comuns: pequena população e empresas produtoras de papel e celulose com importante desempenho na geração de renda local.
A origem da indústria de papel e celulosecatarinense, como em todo o país, se deu no período de 1950-1970, impulsionada, principalmente, pelo Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) e Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek. As duas causas que favoreceram a instalação das empresas foram a disponibilidade da matéria-prima, a árvore tipo pínus, que encontra no estado um clima adequado ao seu cultivo; e sua localização geográfica,pois situa-se no centro da região Sul do país, o que facilita o acesso aos países vizinhos no Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
A implantação de uma moderna unidade industrial em Lages, ainda na década de 1950, foi a principal responsável pelo avanço do setor no estado. Essa moderna unidade industrial mudou significativamente o perfil da atividade que, até então, era baseado nas unidades defabricação de pasta mecânica e plantas fabris de menor porte. Cabe ainda salientar que o declínio do ciclo da madeira, na década de 1960, foi, em parte, compensado pela ascensão do setor de papel e celulose.
Desde cedo, a produção de papel e celulose no estado esteve concentrada na região central, espaço que se estende do município de Canoinhas até Lages, devido à disponibilidade da matéria-primaessencial presente em grandes áreas de florestas nativas e passíveis de reflorestamento. Neste sentido, destaca-se mais especificamente a microrregião de Campos de Lages que, entre os anos de 1959 e 1970, ampliou a sua participação de 48,6% para 78% na produção estadual. Nesta região, eram comuns os reflorestamentos, utilizados, anteriormente, para a fabricação de móveis e placas de madeiras.
As...
tracking img