Papel do gestor fiinanceiro nas actividades operacionais

2203 palavras 9 páginas
[pic][pic]
O PAPEL DO GESTOR DE SEGURANÇA
Por David Fernandes da Silva
A atuação do crime organizado, sequestros de empresários e executivos, invasões à mão armada, uso de explosivos, arrombamentos e furtos praticados por funcionários, além dos riscos do próprio negócio, fizeram muitas empresas proteger também seu patrimônio, pois sofreram ou poderiam vir a ter algum prejuízo futuro, por qualquer ocorrência dessas ameaças.

Para se prevenir, as empresas perceberam que necessitavam das recomendações de um especialista em segurança empresarial, seja ele funcionário ou um consultor externo.

Quando essa "função" tem autonomia e apoio da alta gestão, poderá reduzir muito os riscos, prejuízos e perdas existentes de todas as áreas e operações. Há casos em que o sucesso da gestão de segurança chega em até 90% de redução de riscos e prejuízos.

Desta forma, alguns empresários descobriram que essa eficácia era a nova ferramenta para garantir seus lucros, evitando perdas, surgindo aí a demanda por esse tipo de profissional.

Mas, o que é preciso para ser um Gestor de Segurança Empresarial? Formação específica ou ter sido um militar das forças armadas ou um ex-policial civil?
Vamos entender então o Papel do Gestor de Segurança.

As principais atribuições de um gestor de segurança podem ser: elaborar a análise de riscos visando apresentar as principais ameaças à organização, seus impactos no negócio, a probabilidade de ocorrência, os possíveis valores de perda máxima se o evento ocorrer; recomendar e planejar as medidas preventivas e os valores de investimento, demonstrando os benefícios e o retorno.

O gestor precisa deixar bem claro quanto será o prejuízo versus o valor do investimento para demonstrar à diretoria que vale à pena investir em segurança. Além disso, elaborar a política e os planos de segurança (estratégico, tático e operacional) visando proteger à vida, o patrimônio e restaurar as atividades normais da empresa.

Também faz parte de suas

Relacionados