Papel do gerente - comparativo rosemary stewart x henry mintzberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Papel do Gerente

Visão de Henry Mintzberg X Rosemary Stewart

Henry Mintzberg

No início dos anos 70, um professor canadense Henry Mintzberg deu uma grande contribuição aoentendimento do papel dos gerentes. Em sua tese, Mintzberg questiona a idéia de Fayol de que os administradores apenas planejam, organizam, dirigem e controlam. Essas funções dizem respeito ao processoadministrativo, mas os gerentes têm muitas outras funções. Ou seja, os gerentes têm outras responsabilidades gerenciais além do desempenho das funções do processo administrativo.

Mintzberg propôsuma abordagem que trata da atividade do trabalho gerencial, focando os papéis dos gerentes: Interpessoais (representante, líder e ligação), Informacionais (monitor, disseminador e interlocutor) eDecisórios (empreendedor, solucionador de distúrbios, alocador de recursos e negociador). Esses papéis dos gerentes podem variar, dependendo de seu nível na organização, sendo mais ou menos evidente um ououtro papel.

Rosemary Stewart

Outra contribuição acadêmica importante para a compreensão do papel dos gerentes foi feita pela professora inglesa Rosemary Stewart, de Oxford. Aprofessora Stewart desenvolveu um esquema para ajudar a compreender a natureza genérica dos cargos gerenciais e as diferenças entre eles, e que pode ser usado para analisar um cargo em particular e a formacomo um indivíduo o desempenha. O esquema pode ser útil para gerentes preocupados com sua própria eficácia, e para aqueles que devem selecionar, avaliar e treinar outros.

Um dos pontosprincipais do esquema é a noção de que os cargos diferem entre si tanto pela sua natureza intrínseca quanto pelo fato de que ao desempenhá-las, os ocupantes escolhem o que fazer e a maneira de fazer. Noesquema de Rosemary Stewart, os cargos gerenciais têm três dimensões: decisões, exigências e restrições.

5.1 Exigências

Exigências são as tarefas que o ocupante de qualquer cargo...
tracking img