Papel do evento red bull soapbox race na construção da imagem de marca da red bull

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO EVENTO RED BULL SOAPBOX RACE NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE MARCA DA RED BULL[1]

Bruno RODRIGUES
Fernanda BIZARRIA
Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, MG



RESUMO

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa de mercado realizada como parte de um trabalho de conclusão de curso em Publicidade e Propaganda, em dezembro de 2011. Para entender opapel do patrocínio e promoção de eventos na construção da identidade das marcas, foi realizada uma pesquisa de mercado junto aos públicos do evento Red Bull Soapbox Race, promovido pela marca de energético Red Bull, em Belo Horizonte, no dia 2 de outubro de 2011. O Soapbox é uma competição realizada em diversos países do mundo, voltada para pilotos amadores que constroem seus próprios carros,não-motorizados, da maneira mais criativa possível e se divertem pelas descidas do trajeto.

PALAVRAS-CHAVE: pesquisa de mercado; eventos; marcas; red bull.

OBJETIVOS
Avaliar a percepção de diferentes públicos com relação ao evento Red Bull Soapbox Race e compreender seu papel na construção da identidade de marca da Red Bull.

JUSTIFICATIVA
A utilização do patrocínio de eventos para atrair opúblico-alvo, através de experiências diretas com a marca, assume papel cada vez mais importante na estratégia de comunicação das empresas. A escolha da marca Red Bull como objeto de análise se deve ao fato de se tratar de uma marca cuja principal ferramenta de comunicação são os eventos patrocinados. Além disto, de forma prática, o Red Bull Soapbox Race, que ocorreu em outubro de 2011, com etapa emBelo Horizonte, significou uma portunidade rara para compreensão de como um evento esportivo pode contribuir para a construção da identidade de uma marca.

METODOLOGIA
A metodologia de pesquisa utilizada estrutura-se através dos métodos quantitativos e qualitativos. No primeiro momento, para analisar a percepção do público presente no local onde ocorria o evento, o grupo realizou uma pesquisaquantitativa visando medir: índice de satisfação; resultado da divulgação; relação entre a identidade da marca e o evento; relação de consumo do produto; participação em outros eventos da marca, faixa etária e etc. Já no segundo momento, foi necessário que desenvolvêssemos uma pesquisa com o objetivo de fazer um levantamento profundo de impressões, fatos ocorridos e suas avaliações por parte doscompetidores e integrantes das equipes que participaram do evento realizado em Belo Horizonte. Com a aplicação de metodologia qualitativa, tendo como técnica a elaboração de um formulário de perguntas abertas via internet, foram coletados dados entre os dias 9 e 25 de outubro de 2011.

PESQUISA JUNTO AO PÚBLICO FINAL
Foram utilizadas técnicas de aplicação e análise de resultados para pesquisaquantitativa com base em um total de 100 entrevistados (O questionário pode ser conferido na íntegra no apêndice), num universo de aproximadamente de 57 mil expectadores (de acordo com cálculos da Polícia Militar). Conforme Samara e Barros (2002), esse tipo de pesquisa busca estudar as relações de consumo com o intuito de responder à questão “Quanto?”, para cada objeto do projeto de pesquisa dametodologia adotada. Abordamos o público presente, utilizando o método de entrevista que, de acordo com Baptista e Cunha (2007), permite captar reações e sentimentos do entrevistado, além de possibilitar esclarecimentos sobre alguma questão não compreendida por ele.
Foram realizadas nove perguntas aos entrevistados, sendo eles pessoas escolhidas de forma não probabilística, constituindo umaamostragem por tráfego (MATTAR, 2001). Assim, os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente entre os passantes no local de aplicação dos questionários. A intenção da amostragem não-probabilística não é refletir precisamente a opinião geral do evento, mas sim mostrar uma parcela das impressões e percepções com relação ao evento. (MATTAR, 2001). O contato foi feito diretamente com o público, através...
tracking img