Pap empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE GESTÃO E SERVIÇOS
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PERCEPÇÃO DE SUPORTE E JUSTIÇA: UM ESTUDO COM TRABALHADORES DE UMA EMPRESA PUBLICITÁRIA.

São Bernardo do Campo
2011



PERCEPÇÃO DE SUPORTE E JUSTIÇA: UM ESTUDO COM TRABALHADORES DE UMA EMPRESA PUBLICITÁRIA.

São Bernardo do Campo
2011

Introdução

Esta pesquisa foi baseada em umapesquisa de campo, com o objetivo de coletar e analisar dados para apresentar os aspectos de uma pesquisa de clima organizacional em uma empresa do ramo publicitário.
Para Chiavenatto (2002, p.73), “As organizações dependem de pessoas para proporcionar-lhes o necessário planejamento e organização, para dirigi-las e controlá-las e para fazê-las operar e funcionar.
A melhor forma de se medir oclima de uma organização é através da Pesquisa de Clima Organizacional.
De acordo com Chiavenatto (1999, p. 440), “As pesquisas de clima organizacional procuram coligir informações sobre o campo psicológico que envolve o ambiente de trabalho das pessoas e a sua sensação pessoal neste contexto”.

A Pesquisa de Clima Organizacional é o instrumento pelo qual é possível atender mais de perto asnecessidades da organização e do quadro de funcionários à sua disposição, à medida que caracteriza tendências de sua satisfação ou insatisfação, tomando por base a consulta generalizada aos diferentes colaboradores da empresa. A Pesquisa de Clima Organizacional é um levantamento de opiniões que caracteriza uma representação da realidade organizacional consciente, uma vez que retrata o que as pessoasacreditam estar acontecendo em determinado momento da organização enfocada. O papel das pesquisas dessa natureza é tornar claras as percepções dos funcionários sobre temas e itens que, caso apresentem distorções indesejáveis, afetam negativamente o nível e de satisfação dos funcionários na situação de trabalho (BERGAMINI E CODA 1999 p. 99).

Nem todas as empresas se deram conta da importância doclima em uma organização e nem todas sabem de que forma adequá-los, esperamos por meio deste trabalho, esclarecer o papel de cada um na obtenção de um clima favorável ao desenvolvimento do potencial humano no trabalho. Consideramos, ainda, que a organização e os seus funcionários precisam trabalhar em conjunto para que a empresa alcance o sucesso, e o funcionário a satisfação no trabalho.
Paratornar mais compreensível a abordagem do tema em questão, é importante a definição de Clima Organizacional.
Bergamini e Coda (1997, p.98), afirma que “Clima Organizacional nada mais é do que indicador do nível de satisfação (ou insatisfação) experimentado pelos empregados no trabalho”.

O clima organizacional reflete o modo como as pessoas integram umas com as outras, com os clientes efornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação como o contexto que as cerca. O clima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolve, em um extremo, ou desagradável agressivo, frio e alienante em outro extremo (CHIAVENATTO, 1999 p. 440).

Para Siqueira (2008 p.284) Suporte Organizacional entre os trabalhadores seriam valorização organizacional, aprovação, respeito,pagamento, promoções e acesso a informações e a outras formas de ajuda necessárias para realização do trabalho.
Sendo assim suporte organizacional refere- se ao quanto à empresa se preocupa com o bem estar e se ela oferece uma estrutura adequada para seus funcionários dentro do seu ambiente de trabalho.
A empresa que se preocupa com seus funcionários acaba ganhando na qualidade dos serviços prestadosdentro da organização.

Diferentes dimensões de suporte Social estão contidas na literatura. Elas referem-se aos vários tipos de apoio que alguém pode se receber da rede social, sendo três os mais amplamente estudados: Suporte emocional, suporte instrumental e suporte informacional. Suporte Emocional refere-se ao que as pessoas fazem ou dizem a alguém (dar conselhos, ouvir seus problemas,...
tracking img