Pantanal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Pantanal Mato-Grossense é o reino das águas. Ele é bastante diferente da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica, que são matas fechadas, onde os bichos se escondem.
No Pantanal, os animais estão por toda a parte, uma riqueza do mundo. Tem uma área de 250 mil quilômetros quadrados nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O Pantanal é uma planície, ou seja, uma extensão de terras planase de baixa altitude. Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso (região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste).
Ao seu redor, porém, há várias serras que foram uma espécie de barreira em toda a região. Ao contrário do que muita gente pensa, o nome não tem nada a ver com pântano, que é uma área de águaparada e suja. No Pantanal, a água é limpa. Nas cheias, mais de 100 mil quilômetros quadrados de terras ficam alagados por meses a fio.

Apesar de ficar em uma área de clima seco, onde chove pouco, parte do Pantanal fica sob a água quase metade do ano. A rede hidrográfica, formada pelo rio Paraguai e seus mais de 100 afluentes, e o relevo plano são os responsáveis pelas inundações periódicas. Naplanície, a água da chuva não tem por onde escoar e os rios transbordam, cobrindo as terras.
Já a paisagem pantaneira é composta de partes mais altas, nunca atingidas pela água, chamadas cordilheiras, e de baías, regiões quase sempre alagadas. Há também as vazantes, que são escoadouros naturais da água na época das cheias, e os corixos, pequenos cursos fluviais permanentes entre as baías.Aspectos Geográficos
O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril.
O clima doPantanal é úmido (alto índice pluviométrico), quente no verão e seco e frio na época do inverno.

Fauna do Pantanal: Vida animal

O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, vivendo em perfeito equilíbrio ecológico. Podemos encontrar, principalmente, as seguintes espécies: jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada,macaco-prego,veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões). Além destes citados, que são os mais conhecidos, vivem no Pantanal muitas outras espécies de animais. São aproximadamente 280 espécies de peixes, 90 de mamíferos, 600 de aves e 50 de répteis.

Flora doPantanal

Assim como ocorre com a vida animal, o Pantanal possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano.
Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos evegetação rasteira. Já nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte. São aproximadamente 1500 espécies de plantas estimadas pela EMBRAPA.
As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.

Economia do Pantanal

A principal atividade econômica do Pantanal é a pecuária. Nas regiões de planícies, cobertas por formação vegetal degramíneas (alimentação para o gado), estão estabelecidas diversas fazendas de gado.
Há também a atividade da pesca, uma vez que é grande a quantidade de rios e de peixes na região pantaneira. 
O turismo também tem se desenvolvido muito na região.Atraídos pelas belezas do Pantanal.
| | | |

Aspectos Gerais
Na paisagem pantaneira, a fisionomia altera-se profundamente nas duas estações...
tracking img