Panorama cosmeticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PANORAMA DO SETOR DE COSMÉTICOS, FRAGRÂNCIAS E PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL



O mercado global de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal totalizou US$ 269 bilhões em 2006, um crescimento de 4,7% em relação ao ano anterior.



Apesar de registrar um crescimento menor do que o apresentado nos anos anteriores, o mercado mundial de cosméticos e produtos de higiene pessoal continua acrescer. Este crescimento deve-se a um conjunto de fatores macroeconômicos e a manutenção do crescimento acelerado em algumas regiões do globo tais como Europa, América Latina e alguns mercados-chave na Ásia.

Entre os fatores macroeconômicos estão o crescimento do poder de consumo em todo o mundo, o envelhecimento da população e o aumento de sua expectativa de vida impactando a preocupação com aaparência das pessoas e, portanto, incentivando o hábito de cuidados preventivos com a saúde e estética. Mudanças climáticas e de estilo de vida também são citadas como impulsionadoras do consumo destes artigos em todo o mundo aliadas ainda ao avanço tecnológico, que aumenta a eficácia dos produtos e, colabora para que os fabricantes desenvolvam cada vez mais estratégias de mercado eficientes.Abaixo, o comparativo entre as regiões:





Entre as regiões de maior crescimento médio ponderado no período de 2001 a 2006 estão a Europa Oriental, a Australásia e a América Latina.

Entre os países da Europa Oriental, a região de maior crescimento neste período, os destaques ficaram para a Rússia, o maior mercado de cosméticos e higiene pessoal da região, Romênia, o país de crescimento maisrápido e a Ucrânia, que vem apresentando boas taxas de crescimento e que representa hoje a maior promessa desta região européia.

O crescimento do mercado mundial no período de 2001 a 2006, entretanto, foi alavancado principalmente pelas seguintes regiões:

- Europa Ocidental, que contribuiu com 38% do crescimento do mercado global. Entre os países desta região destacam-se a França, a Noruegae os mercados promissores da Islândia e Holanda.

- Ásia, que registrou uma contribuição de 22% e que destaca principalmente o Japão, seu maior mercado de cosméticos e higiene pessoal, a Coréia do Sul, o crescimento mais rápido e a China, que promete registrar um crescimento de mais de 60% no período de 2006 a 2010.

- América Latina, com 18% de contribuição para o crescimento neste mesmoperíodo, cujo maior mercado é o Brasil e que representa 47% de todas as vendas latinas.

Além da economia favorável, dois fatores importantes que contribuem para o aquecimento dos mercados emergentes como Brasil e Rússia: a qualificação do consumidor no que diz respeito à preferência crescente por produtos de maior valor agregado – qualidade sobre o preço – e o desenvolvimento crescente dosistema de distribuição, seja no aumento da força de vendas do canal venda direta (ponto importante detalhado mais à frente), seja no desenvolvimento do canal hipermercado para melhores espaços de venda.

Sobre categorias de produtos – Inovação e Segmentação continuam sendo as as palavras-chave

Abaixo, a evolução do mix de categorias de produtos, o crescimento de 2001 a 2006 e o crescimento médioponderado de 2001 a 2006.





Mais uma vez responsável por parte significativa do crescimento do setor no âmbito mundial, a categoria de Tratamentos de Pele contribuiu com quase 30% do crescimento do setor no período de 2001 a 2006. Esta categoria continua se mostrando mais vigorosa no que diz respeito à inovação, tecnologia e valor agregado, particularmente no campo dos anti-sinais eanticelulite. Além disso, o envelhecimento da população mundial, o aumento da expectativa de vida e a maior preocupação de homens e mulheres com a aparência potencializaram o aumento das vendas destes produtos. A categoria apresentou no último ano um crescimento de 5,0%.

Apesar de ser uma categoria relativamente “comoditizada”, produtos para cabelos, continua a apresentar um bom crescimento...
tracking img