Palestra nr 12 sinmetal 17 10 2011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Portaria n.º 197, de 17 de dezembro de 2010 17 de outubro 2011 Eng°João Baptista Beck Pinto

REVISÃO NR-12
Art. 2º Criar a Comissão Nacional Tripartite Temática - CNTT da NR-12 com o objetivo de acompanhar a implantação da nova regulamentação, conforme estabelece o art. 9º da Portaria nº 1.127, de 02 de outubro de 2003.

PRAZOS PRAZOS

PRINCÍPIOS GERAIS
• Falha Segura: Sistema entre em estado seguro, quando ocorrer falha de um componente relevante à segurança. A principal pré-condição para a aplicação desse princípio é a existência de um estado seguro em que o sistema pode ser projetado para entrar nesse estado quando ocorrerem falhas. • Redundância: Aplicação de mais de um componente, dispositivo ou sistema, a fimde assegurar que, havendo uma falha em um deles na execução de sua função o outro estará disponível para executar esta função. • Monitoramento: função intrínseca de projeto do componente ou realizada por interface de segurança que garante a funcionalidade de um sistema de segurança quando um componente ou um dispositivo tiver sua função reduzida ou limitada, ou quando houver situações de perigodevido a alterações nas condições do processo.

SISTEMAS DE SEGURANÇA

Canal 1

Canal 2

INTERFACE DE SEGURANÇA A F A F A F F A OK OK Falha Falha

DISPOSITIVOS DE PARTIDA, ACIONAMENTO E PARADA
12.24. Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que: a) não se localizem em suas zonas perigosas; b) possam seracionados ou desligados em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador; c) impeçam acionamento ou desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental; d) não acarretem riscos adicionais; e e) não possam ser burlados.

DISPOSITIVOS DE PARTIDA, ACIONAMENTO E PARADA
Burla: ato de anular de maneira simples o funcionamento normal e seguro de dispositivos ousistemas da máquina, utilizando para acionamento quaisquer objetos disponíveis, tais como, parafusos, agulhas, peças em chapa de metal, objetos de uso diário, como chaves e moedas ou ferramentas necessárias à utilização normal da máquina.

DISPOSITIVOS DE PARTIDA, ACIONAMENTO E PARADA
12.28. Os dispositivos de comando bimanual devem ser posicionados a uma distância segura da zona de perigo, levandoem consideração: a) a forma, a disposição e o tempo de resposta do dispositivo de comando bimanual; b) o tempo máximo necessário para a paralisação da máquina ou para a remoção do perigo, após o término do sinal de saída do dispositivo de comando bimanual; e c) a utilização projetada para a máquina.

DISPOSITIVOS DE PARTIDA, ACIONAMENTO E PARADA
Distância de segurança conforme ISO 13855 (EN999):
• • • • S [mm] = (K [mm/s] x T [s] ) + C [mm] C = 250 * K = 1600 mm/s * Se o comando oferecer coberturas adequadas que impeçam a invasão de mãos na área de risco (ver. NBR 14152), C pode ser considerado “0”, respeitando Smínimo = 100mm.

CONCEITOS
Dispositivo de comando bimanual: dispositivo que exige, ao menos, a atuação simultânea pela utilização das duas mãos, com o objetivo de iniciare manter, enquanto existir uma condição de perigo, qualquer operação da máquina, propiciando uma medida de proteção apenas para a pessoa que o atua.

DISPOSITIVOS DE PARTIDA, ACIONAMENTO E PARADA
12.30. Nas máquinas e equipamentos cuja operação requeira a participação de mais de uma pessoa, o número de dispositivos de acionamento simultâneos deve corresponder ao número de operadores expostosaos perigos decorrentes de seu acionamento, de modo que o nível de proteção seja o mesmo para cada trabalhador. 12.30.1. Deve haver seletor do número de dispositivos de acionamento em utilização, com bloqueio que impeça a sua seleção por pessoas não autorizadas. Prazo 12 meses –máquinas usadas

DISPOSITIVOS DE PARTIDA, ACIONAMENTO E PARADA
12.30.2. O circuito de acionamento deve ser projetado...
tracking img