Palavras significados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vocabulário
Alienação: A alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios, os indivíduos alienados não tem interesse em ouvir opiniões alheias, e apenas se preocupam com o que lhe interessa, por isso são pessoas alienadas. Um indivíduo alienado pode ser também alguém que perdeu a razão. É o estado que uma pessoa que foi educada em condições sociaisdeterminadas, e se submete aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas, e se tornando uma pessoa alienada.

Anomia: Para Durkhein, anomia significava uma sociedade doente, descontrolada, socialmente suja e bagunçada. Durkheim emprega este termo para mostrar que algo na sociedade não funciona de forma harmônica. E de fato, a anomia é o conjunto desituações que resultam da ausência de normas sociais ou da sua degradação. Em outros termos, a anomia é, a incapacidade da estrutura social em proporcionar a certas pessoas aquilo de que precisam para superarem as metas e os desafios da sociedade.

Antinomia: De uma forma geral, antinomia designa um conflito entre duas idéias, proposições ou atitudes. Fala-se, por exemplo, de antinomia entre fé erazão, entre amor e dever, entre moral e política. Num sentido mais restrito, antinomia designa um conflito entre duas leis, esta é a chamada Antinomia Jurídica.

Capitalismo: É um termo usado para a “sociedade moderna” (sociedade capitalista), é um sistema econômico, político e social. O sistema econômico é privado, sendo assim, feita por empresários a fins lucrativos. As negociações como: compra,venda, preço etc. Não são feitos pelo governo, os lucros são do proprietário desta empresa e os salários pago aos trabalhadores.

Classe social: São os grupos sociais diferenciados por sua posição em relação á sociedade, grupos de pessoas que tenham o mesmo interesse, mesmos poderes, funções etc. Para Karl Marx, existe em toda sociedade caracterizada por um capitalismo desenvolvido, a classedominante e a classe dominada, como conseqüência desta divisão, a humanidade presenciou várias lutas de classes, ou seja, cada uma tentando impor o seu jeito e sua maneira de viver para tentar superar e dominar as demais.

Comunismo: O Comunismo é um sistema econômico que nega a propriedade privada dos meios de produção. Num sistema comunista os meios de produção são socializados, ou seja, a produçãoda sociedade é propriedade da mesma. O objetivo do comunismo é atingir assim a mais ampla igualdade entre os membros da sociedade. Acredita-se que a eliminação de toda e qualquer desigualdade que se refere ao bem-estar material, também leve ao desaparecimento das diferenças e intrigas entre grupos e classes sociais.

Controle social: O Controle Social é um instrumento democrático no qual há aparticipação dos cidadãos no exercício do poder colocando a vontade social como fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas publicas.

Consciência: A consciência pode definir-se como o conhecimento que o Homem possui dos seus próprios pensamentos, sentimentos e atos. Podem-se distinguir dois tipos de consciência, a consciência imediata e arefletida. A consciência imediata ou espontânea caracteriza-se por ser a que remete para a existência do Homem perante si mesmo, no momento em que pensa ou age. A consciência refletida ou secundária é a capacidade do Homem recuar perante os seus pensamentos, julgá-los e analisá-los.

Costumes (mores): Tipo de comportamento que as pessoas cumprem de maneira uniforme e constante, pela convicção deobrigatoriedade. Por exemplo, jogar um papel no lixo, a pessoa pode simplesmente não jogar, mas ela sente que deve jogá-lo no lugar correto, então o joga no lixo.

Cultura: É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma...
tracking img