Palacio/convento de mafra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Visita ao palácio-convento de Mafra

No passado dia 19 de Novembro no âmbito de uma visita de estudo as turmas de ciências e artes deslocaram-se a Mafra. As palavras "monumental", "gigante","colossais" e "grande" não conseguem descrever a escala do seu palácio e convento, construído á semelhança de S.Pedro de Roma e apenas superado por tal.
O rei João V, extravagante como era, queria queo palácio e basílica competissem em magnificência e grandeza com São Pedro, em Roma. Por isto, pensou-se que esta obra nunca iria ser concluída. Para lutar contra essa eventualidade, El Rei ditou umalei que obrigava todos os homens do pais que tivessem em condições para trabalhar a apresentarem-se em Mafra mobilizou entao Sete mil soldados para fiscalizarem o “mercado de trabalho”. Ouve umaaltura que a obra empregou cerca de 45.000 homens.
Vários artistas vieram do exterior para trabalharem a matéria-prima que vinha dos arredores de Mafra.
O produto final foi: 5.200 entradas, 2.500janelas, 880 salas e quartos, 154 escadarias, 29 pátios e duas torres que ostentam os sinos, estes, podem ser ouvidos a 24 km. Informação obtida através do guia.
A História conta que toda a riquezana Península Ibérica junta seria insuficiente para pagar as despesas exigidas por esta obra, mas o ouro que fluiu a partir das minas de Brasil possibilitou a sua concretização.

Na nossa visitapassámos pelos jardins, pela biblioteca que é vulgarmente visitada por morcegos que ajudam na sua preservação, pela sala de troféus de caça, pela sala de lazer, pelos corredores que atravessam o paláciode uma ponta a outra, pelo quarto do rei que fica numa extremidade do palácio e pelo quarto da rainha que fica na outra.

Os quartos extravagantes da família real são decorados com peçasextraordinárias de mobiliário do século 18 e pinturas.

Visitámos também a basílica real, podemos assim contemplar um espaço que nos faz sentir pequenos. Notável pela qualidade de seus mármores rosa e...
tracking img