Fichamento caps 1, 2, 3 e 4 pindyck

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Microeconomia
Pindyck

Capítulo 1 Aspectos Preliminares
- A microeconomia trata das decisões tomadas por unidades econômicas individuais – consumidores, trabalhadores, investidores, proprietários de recursos e empresas. Ela trata também da interação entre consumidores e empresas para formar os mercados e setores.
- A microeconomia apoia-se bastante no uso da teoria, que (por meio desimplificações) pode ajudar a explicar como as unidades econômicas se comportam e a prever qual comportamento ocorrerá no futuro. Os modelos são representações matemáticas da teoria e podem auxiliar nos processos de explicação e previsão.
- A microeconomia trata de questões positivas relacionadas à explicação e à previsão dos fenômenos. Porém, a microeconomia também é importante devido à análisenormativa, na qual perguntamos quais são as melhores escolhas – para a empresa ou para toda a sociedade. Frequentemente, as análises normativas devem ser combinadas com juízos individuais de valor, pelo fato de que poderão estar envolvidos aspectos de equidade e justiça, bem como de eficiência econômica.
- O termo mercado diz respeito ao conjunto de compradores e vendedores que interagem, assim como àsvendas e compras que podem resultar dessas interações. A microeconomia envolve o estudo tanto dos mercados competitivos, nos quais nenhum comprador ou vendedor tem individualmente influência no preço, como dos mercados não competitivos, nos quais as entidades individuais podem afetar o preço.
- O preço de mercado é determinado pela interação entre compradores e vendedores. Em mercadoscompletamente competitivos, um único preço geralmente prevalece. Em mercados que não sejam completamente competitivos, diferentes vendedores podem cobrar diferentes preços. Nesse caso, o preço de mercado será o preço médio predominante.
- Ao discutirmos determinado mercado, devemos ser claros a respeito de sua extensão tanto em termos de limites geográficos como em termos da gama de produtos que nele sãovendidos. Alguns mercados (por exemplo, imobiliário) são muito locais, ao que outros (por exemplo, de ouro) são mundiais.
- Para dar conta dos efeitos de inflação, comparamos preços reais (preços em moeda constante) em vez de preços nominais (preços em moeda corrente). Os preços reais são calculados por meio de um índice agregado de preços, com o IPC para a correção monetária.

Capítulo 2 Osfundamentos da Oferta e da Demanda
- A análise da oferta e da demanda é uma ferramenta básica da microeconomia. Em mercados competitivos, as curvas da oferta e da demanda nos informam a quantidade que deverá ser produzida pelas empresas e a quantidade que será demandada pelos consumidores em função dos preços.
- O mecanismo de mercado é a tendência para o equilíbrio entre oferta e demanda (isto é,os preços tendem a se alterar até que atinjam um valor com o qual o mercado valha a se equilibrar), de tal forma que não haja excesso de oferta ou demanda.
- As elasticidades descrevem o grau de reação da oferta e da demanda às variações de preço, de renda ou a outras variáveis. Por exemplo, a elasticidade de preço da demanda mede a variação percentual da quantidade demandada que resulta de umaumento de 1% no preço.
- As elasticidades referem-se a determinados períodos; para a maioria dos bens é importante que se diferenciem as elasticidades de curto prazo das de longo prazo.
- Se for possível estimarmos as curvas aproximadas da oferta e da demanda para determinado mercado, poderemos calcular o preço de equilíbrio, igualando as quantidades ofertadas e demandadas. Além disso, sesoubermos de que forma a oferta e a demanda dependem de outras variáveis econômicas, tais como a renda ou os preços de outras mercadorias, poderemos calcular as modificações no preço e na quantidade de equilíbrio de mercado em virtude de alterações nessas outras variáveis. Esse é um meio de explicar ou prever o comportamento do mercado.
- Frequentemente podem ser feitas análises numéricas simples...
tracking img