Paises

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1º ETAPA O período colonial: estrutura econômica política e social

1º passo: vimos o vídeo

2° passo: O Brasil foi descoberto devido às aventuras dos portugueses, em busca de bens materiaiscomo: ouro e especiarias. Sua localização facilitava que se lançassem pelo atlântico em busca de novas terras e pelo fato de suas expedições pelo mar, serem avançadas tecnicamente pelas condições daépoca. E também pela busca deles por aventuras e descobertas de terras novas.

3º passo: O contato inicial entre os portugueses e índios foi amistoso, de um lado, os portugueses sendo minoria e precisavamdos índios para conseguir seus objetivos: basicamente extrair pau-brasil .
Os índios não só os ajudavam a localizar as árvores como a abatiam e carregavam os navios. Em troca, recebiam dos brancos(portugueses) não somente os colares de contas e espelhinhos como também ferramentas: facões, machados, enxadas. A relação amistosa foi se modificando ao longo do tempo. Alguns portugueses se adaptaramaos costumes da população nativa e tornaram-se membros das tribos, enquanto outros portugueses invadiam o litoral brasileiro de modo brutal.
Com tempo, os portugueses passaram a vir em maiorquantidade para o país e seu objetivo era tomar posse das terras. O índio passou, então, a ser visto de outra maneira: ele era, ao mesmo tempo, um obstáculo à posse e uma fonte de mão de obra escrava. Arelação com os índios passou a ser conflituosa e, praticamente, em todos os locais de colonização se desencadearam guerras entre os índios e os brancos.
Os índios ganharam alguns combates, por outro lado,os portugueses ganharam à guerra. Primeiro, por contarem com o recurso de uma tecnologia superior.
Outra "arma" dos portugueses ou pode se dizer homem branco em sua luta contra o índio foram asdoenças epidêmicas as quais este desconhecia e, portanto, não dispunha de imunidade contra elas. A escravidão indígena, não conseguiu se firmar também por motivos culturais. O índio estava acostumado...
tracking img