Radios gigacom - redes wireless 1mbps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA – CESB.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BRASILIA. IESB.

REDES DE COMPUTADORES

BRASÍLIA – DF
2011.
JOSUÉ ARAGÃO BATISTA DOS SANTOS

TRABALHO DE REDES DE COMPUTADORES.
ASSUNTO: RADIOS GIGACOM.

Trabalho de Sistemas de Radios GIGACOM.
Apresentado ao curso de Redes de Computadores1º Semestre 2011.
Instituto de Educação Superior de
Brasília, como requisito parcial para
Obtenção do grau de Tecnólogo em Redes de Computadores.
Orientador: Professor. Carlos Henrique Bacellar Bon.

BRASÍLIA – DF
2011
SUMÁRIO1-Introdução.

História das Redes sem Fio
Os pioneiros no uso de redes sem fio foram os radioficcionados mediante suas emissoras, que oferecem uma velocidade de 9600bps. Mas se falamos especificamente de redes sem fio, devemos voltar ao ano de 1997, no qual o organismo regulador IEEE publicava 802,11 (802 faz referência ao grupo de documentos que descrevem as características das LANs ouEthernet) dedicado a redes LAN sem fio. Dentro deste mesmo campo e anteriormente, no ano de 1995, temos o surgimento do Bluetooth, uma tecnologia da Ericson dedicada a conectar, mediante ondas de rádio, os telefones móveis a diversos acessórios. Há pouco tempo, surgiu um grupo de estudo formado por fabricantes que estavam interessados nesta tecnologia para aplicá-la à outros dispositivos, como PDAs,terminais móveis ou inclusive eletrodomésticos. Mas o verdadeiro desenvolvimento deste tipo de rede surgiu a partir do momento em que o FCC, organismo americano encarregado de regular as emissões radioelétricas, aprovou o uso civil da tecnologia de transmissões de espectro disperso (SS ou spread spectrum, em inglês) embora a princípio tenha proibido o uso amplo desse espectro. Tal tecnologia já erautilizada no âmbito militar desde a segunda Guerra Mundial devido a suas extraordinárias características no que tange a dificuldade de sua detecção e tolerância a interferências externas.

Apesar desta tecnologia, como vimos anteriormente, já ter mais que 5 anos, apenas atualmente este tipo de rede se desenvolveu eficazmente devido à queda de preços dos dispositivos que a integram. Hoje emdia há cada vez mais equipamentos que podem concorrer em preços com os modelos para redes cabeadas.

O que é uma rede sem fio?
A rede sem fio ou WLAN (Wireless Local Área Network) trata-se de um sistema de comunicação de dados flexível muito utilizado como alternativa a LAN cabeada ou como um extensão desta. Utiliza tecnologia de radiofreqüência que permite maior mobilidade aos usuáriosao minimizar as conexões cabeadas. As WLANs vêm adquirindo importância em muitos campos. Alguns deles são: depósitos, fábricas, etc., de modo que a informação é transmitida em tempo real para um terminal central.

Este tipo de rede é cada dia mais utilizada em uma ampla gama de negócios e prevê-se um grande crescimento do mesmo devido a sua facilidade de instalação e características.

Uso deWLAN's na atualidade
• O uso mais frequente das WLAN's é como ampliação das redes cabeadas, de modo que se estabelece uma conexão com um usuário final móvel.
• ·Em hospitais: dados do paciente transmitidos de maneira instantânea
• Em pequenos grupos de trabalho que necessitem de uma implementação rápida de uma rede (por exemplo, grupos de revisão do extrato de contas).
• Emambientes dinâmicos: minimiza-se a sobrecarga causada por ampliações de redes cabeadas, transferência das mesmas ou outras mudanças instalando-se redes sem cabos.
• Em centros de formação, universidades, corporações, etc., onde utiliza-se uma rede sem cabos para ter fácil acesso as informações.
• Em edifícios antigos também é mais adequada.

• Os trabalhadores de depósitos trocam...
tracking img