Paisagem urbana: parque, lazer e turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Paisagem urbana: parque, lazer e turismo

Mariana Inocêncio Oliveira Melo[1]
Lara Santina Santos da Nóbrega[2]
Karina Dias[3]

Resumo

O meio urbano possui uma crescente demanda de espaços para o lazer, em especial, por “parques urbanos”, que são espaços públicos capazes de estabelecer relações sociais mediante práticas esportivas, educativas, culturais, artísticas ou ambientais. Osparques urbanos são representativos nas paisagens das cidades, pois permitem a socialização e a contemplação/fruição de fragmentos da natureza, capazes de romper com o universo do cotidiano. Deste modo, são significativos nos planos e projetos das urbes, contribuindo para a harmonia da composição das paisagens urbanas. Portanto, a discussão do artigo tem a intenção de apresentar os parques urbanos comoespaços que (re)configuram as paisagens da cidade e que possibilitam, aos seus frequentadores, diversas apropriações desses espaços, seja por meio das práticas de lazer seja pelo turismo.

Palavras-chave: Parques urbanos; Turismo; Lazer; Paisagem; Natureza.

Introdução

O crescimento das cidades se intensificou com a Revolução Industrial, assim como o processo de urbanização, com aimplantação de infraestruturas e serviços/equipamentos urbanos para atender às necessidades dos citadinos[4]. Com as inúmeras transformações ocorridas nas cidades desde esse período, podemos afirmar que, em decorrência do uso e da ocupação desordenada do solo nos aglomerados urbanos, reduziram-se os espaços com a presença da natureza destinados ao lazer e às interações sociais.
Desse modo, ointeresse em estudar os parques urbanos se deu pelo fato de as cidades necessitarem de espaços de lazer e recreação que rompam com o universo do cotidiano, tornando-se fonte de equilíbrio para a qualidade de vida de seus moradores. O uso dos parques urbanos para as práticas de lazer e turismo demonstram a necessidade de um planejamento urbano harmônico, por promoverem a socialização e a interaçãodo homem com a natureza, por meio de atividades esportivas, artísticas, culturais, educativas e contemplativas. Desta forma, os habitantes passaram a exigir dos órgãos públicos e das instituições responsáveis a criação e a revitalização de ambientes de natureza parques, jardins, bosques e ruas arborizadas que, espalhados pela cidade, se tornam promotores do turismo.
Neste estudo,relacionam-se os parques urbanos com o lazer e o turismo para suscitar um questionamento sobre a experiência na cidade. São esboçadas também proposições teórico-conceituais sobre as paisagens cotidianas, paralelas às situações rotineiras, articulando-se a ideia de que, ao conhecê-las, tornam-se espaços de contemplação/fruição na urbe. Cabe salientar que as paisagens e seus aspectos estruturais e estéticossão atrativos tanto para o turismo como para o lazer da comunidade.
Este artigo está estruturado em três partes: 1- Parques: relação com as paisagens da cidade, - discorre sobre a criação ou revitalização dos parques urbanos - espaços públicos que promovem a socialização e a construção do espaço como um fragmento de natureza, decorrente do crescimento das cidades, tanto no aspecto espacialquanto na demanda por infraestrutura e/ou serviços urbanos, representativos na paisagem das urbes. 2- Paisagem e natureza na cidade, - parte da análise das paisagens urbanas e suas relações com os citadinos e os turistas. Mescla-se, ainda, uma abordagem relacional entre a natureza e a cidade, à luz do olhar diferenciado sobre a natureza como parte do espaço urbano. 3- Paisagens urbanas esocialização: práticas de lazer e turismo, - apresenta uma revisão bibliográfica que analisa os espaços das cidades que são referências para o lazer e o turismo, sendo os parques urbanos uma paisagem de representação para a cidade.


Parques: relação com as paisagens da cidade

A produção do conhecimento acerca dos atrativos dos parques urbanos, para as práticas de lazer e turismo, evidencia a...
tracking img