Estudo da paisagem do parque jose teodoro de oliveira – parque do lago de campo mourão – pr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDILSON LUIS FERNANDES

























Ecologia




















Campo Mourão
2012
EDILSON LUIS FERNANDES























Estudo da paisagem do Parque Jose Teodoro de Oliveira – Parque do Lago de Campo Mourão – PR

Trabalho apresentado à Universidade Estadual doParaná/UNESPAR – Campo Mourão, como requisito parcial para obtenção da nota do terceiro bimestre da disciplina de Ecologia. Professora Dra Nair Glória Massoquim

















Campo Mourão
2012
Tema: Estudo no Parque do Lago José Teodoro de Oliveira.

Titulo: A degradação ambiental do Parque do Lago

Resumo:

O parque do lago Joaquim Teodoro de Oliveira, é um parque de usopúblico, portanto foi constituído como uma área de lazer para a população de Campo Mourão e visitantes de outras regiões e municípios. Contudo, percebemos que ele esta bastante danificado, visando contribuir para a conservação e sensibilização das pessoas com relação ao uso desse espaço. Apresenta-se um estudo em unidades de paisagens (UPs) do Parque do Lago, para isso foram elaboradas pesquisas decampo, estudo de mapas, imagens de satélite e analises de tabelas. Preliminarmente, constatamos que alguns freqüentadores do parque não possuem a conscientização das degradações que pode ser causadas pelos resíduos deixados no parque. A reestruturação do bosque é importante, pois atrairá mais turistas para aquela área, portanto, gerando renda econômica para o município de Campo Mourão, além dapreservação da fauna e flora.

Palavras-chave: Unidades de paisagens; Parque do Lago; Conservação; Campo Mourão.

Introdução:

Conforme notamos na pesquisa de campo, o Parque do lago possui diversos atrativos, além da paisagem natural. A área para recreamento é um dos atrativos, pois é um local onde geralmente as os visitantes costumam se reunir para lanchar, conversar e manter as criançasse divertindo nos brinquedos rústicos (feitos de madeiras), que lá estão ex: balanços, escorregas, possui também uma parada para exercícios físicos.
O Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, conhecido na região como Parque do Lago de Campo Mourão-Pr, é uma área ecotonal entre a Floresta Estacional Semidecidual Montana e Floresta Ombrófila Mista Montana (PAROLIN, 2011).
Segundoo IBGE, Campo Mourão possui mais de 85 mil habitantes, é uma cidade de grande potencial turístico, como é o caso do turismo de negócios, turismo gastronômico, turismo rural, turismo agropecuário, turismo de eventos e outros. Sendo assim, é essencial a preservação do ponto turístico da cidade, para continuar atraído pessoas de toda a região.

Objetivo:

O objetivo desse estudo é observar,coletar dados e informações do Parque do Lago, visando sensibilizar as pessoas para uso e preservação do ambiente como ponto turístico. A preservação desse ambiente irá atrair mais freqüentadores para o Parque do Lago, gerará rendas as pessoas que trabalham em torno do mesmo, ex: os sorveteiros, lanches, carrinhos de cana-de-açúcar e outros, importante como fonte de renda para o sustento dessapopulação menos favorecida pelo sistema de economia do município.
Para esse estudo dividimos a região do Parque do Lago e seu entorno em 10 Unidades de Paisagem, a saber: U.P. 1 Área urbana; 2 Lago das Vitórias Régias; 3 Lago principal; 4 Bosques; 5 Nicho; 6 assoreamento; 7 Área de vegetação natural; 8 Gramado; 9 Afloramento de Rochas; 10 Área de recreação. A partir do estudo dessas unidadesrepresentadas nas tabelas, poderemos dizer como esta a conservação do Parque do Lago Joaquim Teodoro de Oliveira.

Referencial teórico:

Para Chaves (2008, p. 2), Maio Ambiente, se considera como el entorno de un organismo, con los cuales interactúan los seres vivos, el conjunto de las condiciones e influencias externas que afectan la vida y el desarrollo de un organismo. En ese...
tracking img