Paideia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os povos da antiguidade oriental não dispunham de uma reflexão especialmente voltada para a educação, porque esse saber e essa prática encontravam-se vinculados ás tradições religiosas recebidas dos ancestrais. Por se tratar de sociedades teocráticas, a educação não se separava da religião.
Na Grécia clássica, ao contrario, as explicações predominantemente religiosas foram substituídas pelo usoda razão autônoma, da inteligência crítica e pela atuação da personalidade livre, capaz de estabelecer uma lei humana e não mais divina.Surgia, pois a necessidade de elaborar teoricamente o ideal da formação, não do herói, submetido ao destino, mas do cidadão, que deixa de ser o depositário do saber da comunidade, para se tornar aquele que elabora a cultura da cidade. A ênfase no passado foideslocada para o futuro: ninguém se acha preso a um destino traçado, mas é capaz de projeto, de utopia.
A palavra paidagogos nomeava inicialmente o escravo que conduzia a criança, com o tempo, o sentido conceito ampliou-se para designar toda teoria sobre a educação.Ao discutir os fins da paidéia,os gregos esboçaram as primeiras linhas conscientes ação pedagógica e assim influenciaram por séculos acultura ocidental.
As questões : O que é melhor ensinar?Como é melhor ensinar?e Para que ensinar?enriqueceram as reflexões dos filósofos e marcaram diversas tendências.A divisão clássica da filosofia grega está centralizada na figura de Sócrates, daí a denominação dada aos três períodos,conforme mostra o quadro a seguir:-períodos da filosofia grega.
-pré socrático.-socrático ou clássico -póssocrático.
Conhecemos pelo período clássico os novos mestres eram os sofistas, sábios itinerantes de todas as partes do mundo grego e que então se encontravam em Atenas.
Os sofistas procederam á passagem para a reflexão propriamente antropológica, centrada nas discussões sobre moral e política.Foram também responsáveis por elaborar teoricamente e legitimar o ideal democrático da classe em ascensão, ados comerciantes enriquecidos.A virtude do cidadão da polis é cívica e está na sua capacidade de discutir e deliberar nas assembléias.Por isso os sofistas fascinavam a juventude com brilhantismo de sua retórica e se propunham a ensinar a arte da persuasão, do convencimento, do discurso, que seria bem aproveitada na praça pública (ágora), sedes da assembléia democrática.
Os sofistas foram oscriadores da educação física e da musical. Além disso, ampliaram a noção de paidéia:de simples educação da criança, estendeu-se á contínua formação do adulto, capaz então de repensar por si mesmo a cultura do seu tempo.
Umas das obras do sofistas refere-se á sistematização do ensino, por terem eles iniciado os estudos de gramáticas,além de darem ênfase á retórica e á dialética.Por influencia dospitagóricos, desenvolveram a aritmética, a geometria, a astronomia e a música.
Método socrático, nasceu da perplexidade do filósofo diante do oráculo de Delfos, que o identificara como “o homem mais sábio”.Percebemos então que a sabedoria começa pelo conhecimento da própria ignorância. Só sei que nada sei”é, para Sócrates, o princípio da sabedoria, atitude em que se assume a tarefa verdadeiramentefilosofia de superar o enganoso saber baseado em idéias preconcebidas.A filosofia favorece, portanto, a vida moral,porque conhece o bem e praticá-lo são para Sócrates a mesma coisa,assim como a maldade provém da ignorância, já que ninguém é mau voluntariamente.O conhecimento tem por fim tornar possível a vida moral;o progresso para adquirir o saber é o diálogo; nenhum conhecimento pode ser dadodogmaticamente, mas como condições para desenvolver a capacidade de pensar;toda educação é essencialmente ativa e,Poe ser aoutoeducação, leva ao conhecimento de si mesmo.
Arístocles era o verdadeiro nome de Platão.O vigor e a originalidade do seu pensamento nos fazem questionar o que de fato se deve a Sócrates e o que é de sua criação pessoal.Para compreender a proposta pedagógica de Platão é...
tracking img