Padaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação
Bruno da Costa Feitosa bcfeitosa@gmail.com

Resumo Este documento apresenta o planejamento estratégico de uma pequena empresa do ramo de panificação localizada na região metropolitana de Belém. A análise proposta permitiu sistematizar a abordagemestratégica da empresa, buscando adaptá-la às características do mercado. Sinteticamente, buscou-se mostrar de que maneira os fatores organizacionais podem afetar o posicionamento da empresa. O estudo foi realizado no período compreendido entre setembro e novembro de 2004. Os dados foram coletados através de observações, entrevistas com os administradores e pesquisas mercadológicas. Assim, foramutilizados diversos mecanismos com o intuito de garantir a coerência metodológica do estudo. Palavras-chave: Planejamento estratégico, Panificação, organização.

1- INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico vem se consolidando como um importante instrumento de gestão utilizado pelas empresas na busca de crescimento e solidez em seus negócios. Assim, pretende-se realizar o planejamento estratégico deuma empresa do ramo de panificação localizada na região metropolitana de Belém-PA, objetivando estudar aspectos como determinantes estruturais, posicionamento e mercado onde a empresa está inserida.

2- DETERMINANTES ESTRUTURAIS

Ameaças: Aumento do preço do trigo (mat. prima);

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação

-

Intensidade da concorrência nosetor; Alterações na política governamental, de forma a atingir o setor; Pressão das redes varejistas sobre a venda de pães, doces e substitutos.

Oportunidades: Localização próxima aos fornecedores; Posicionamento em ambientes de grande circulação de pessoas Possibilidade de expansão no mercado regional.

2- AUDITORIA DE POSIÇÃO

Pontos Fortes: Variedade de pães, doces e salgados; Flexibilidadede serviços, como entrega a domicilio; Produtos feitos na hora, com reposição constante; Produção sob os mais rígidos padrões de higiene.

Pontos Fracos: Preço; Desperdício em função do prazo de validade dos produtos; Difícil acesso a canais de distribuição.

3 - ESTRUTURA DE MERCADO

A estrutura que mais se adequa ao mercado do setor é a concorrência monopolística, já que é caracterizada aprodução diferenciada, com a presença de substitutos próximos, além de um número elevado de empresas do ramo.

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação

4- ANÁLISE DAS FORÇAS COMPETITIVAS:

a) Substitutos: Destacam como elementos desta categoria os supermercados oferecendo salgados, bolachas e doces em geral das mais variadas naturezas e sabores, além dosprodutos de outros produtos não convencionais vendidos em “tabernas” e estabelecimentos alimentícios, mas que exercem pressão sobre as vendas tais qual, tapiocas e salgadinhos, mingaus e etc.

b) Novos Entrantes: Podemos destacar como principais entrantes potenciais que podem afetar as vendas e faturamento, bem como a estrutura deste mercado, temos: os “mercadinhos” e “tabernas de esquina”, bem comoos próprios supermercados que desejam diversificar seus serviços e lojas de conveniência que exercem pressão sobre vendas de doces e salgados.

c) Fornecedores: A iniciação de um empreendimento sempre requer perdas no que tange a poder de compra com fornecedores, visto esses apenas fornecem descontos para altos volumes de compras, e um empreendimento iniciando normalmente não apresenta talvolume, logo buscar estabelecer parcerias bem como uma fidelização nas compras podem representar uma saída para a empresa conseguir descontos e diminuir a pressão que os fornecedores podem exercer.

d) Compradores: Os clientes são o público alvo que está destinado nosso empreendimento. Considerando o mercado paraense como altamente ligado a raízes regiões, os consumidores exercem diversas pressões...
tracking img