Overtraining

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Articles de cette page
OVERTRAINING SOBRETREINAMENTO

OVERTRAINING SOBRETREINAMENTO

Ajouté le 29/11/2008
Revista Brasileira de Medicina do Esporte
Print ISSN 1517-8692
Rev Bras Med Esporte vol.12 no.5 Niterói Sept./Oct. 2006
doi: 10.1590/S1517-86922006000500014
ARTIGO DE REVISÃO
Sobretreinamento: teorias, diagnóstico e marcadores
Sobreentrenamiento: teorías, diagnóstico y marcadoresFOTO: WEB ATHENS 2004
Giovani dos Santos Cunha; Jerri Luiz Ribeiro; Alvaro Reischak de Oliveira
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Educação Física LAPEX. Porto Alegre, RS
Endereço para correspondência

RESUMO
O objetivo do treinamento esportivo é o aumento e a melhora do desempenho físico. Quando a intensidade, a duração e a carga de trabalho diário dos exercícios sãoapropriadas, adaptações fisiológicas positivas ocorrem. Entretanto, existe uma linha muito tênue entre um ótimo desempenho e uma diminuição do mesmo em função do sobretreinamento. O sobretreinamento pode incluir lesão e fraqueza muscular, ativação das citosinas, mudanças hormonais e hematológicas, alterações no humor, depressão psicológica e problemas nutricionais que podem causar diminuição doapetite e diarréia. Muitos estudos sobre o sobretreinamento foram realizados num esforço de identificar suas causas, seus sintomas, hipóteses e marcadores que pudessem identificá-lo, mas este diagnóstico é muito difícil, pois os sintomas do sobretreinamento se confundem com os do pré-sobretreinamento e com os do treinamento normal, sendo que é difícil dissociá-los. No momento não existe um simplesmarcador que possa prever o sobretreinamento; dessa forma, a diminuição no desempenho físico ainda é considerada o padrão-ouro. Marcadores hormonais, bioquímicos, imunes, psicológicos e o estresse oxidativo podem dar informações relevantes para um diagnóstico preciso e confiável para o sobretreinamento.
Palavras-chave: Sobretreinamento. Pré-sobretreinamento. Marcadores hormonais.

RESUMEN
Elobjetivo del entrenamiento deportivo es el aumento y la mejora del desempeño físico. Cuando la intensidad, la duración y la carga de trabajo diaria de los ejercicios son apropiadas, ocurren adaptaciones fisiológicas positivas. Sin embargo, existe una línea muy tenue entre un desempeño óptimo y una disminución del mismo, en función del sobreentrenamiento. El sobreentrenamiento puede incluir lesión ydebilidad muscular, activación de las citosinas, cambios hormonales y hematológicas, alteraciones en el humor, depresión psicológica y problemas nutricionales que pueden causar disminución del apetito y diarrea. Se han realizado muchos estudios sobre el sobreentrenamiento en un esfuerzo de identificar sus causas, sus síntomas, hipótesis y marcadores que pudiesen identificarlo, mas este diagnósticoes muy difícil, pues los síntomas de sobreentrenamiento se confunden con los de pré-sobreentrenamiento y con los de entrenamiento normal, de ahí que es difícil disociarlos. Hasta el momento no existe un simple marcador que pueda prever el sobreentrenamiento, de esta forma, la disminución en el desempeño físico aún es considerada oro padrón. Marcadores hormonales, bioquímicos, inmunes, psicológicosy el estrés oxidativo pueden dar informaciones relevantes para un diagnóstico preciso y confiable para el sobreentrenamiento.
Palabras-clave: Sobreentrenamiento. Pré-sobreentrenamiento. Marcadores hormonales.

INTRODUÇÃO
O objetivo do treinamento esportivo é o aumento e a melhora do desempenho físico. Quando um treinamento excessivo e prolongado é aplicado simultaneamente a uma inadequadarecuperação, muitas das alterações fisiológicas positivas associadas com treinamento físico são revertidas ao sobretreinamento (ST)(1). Entretanto, existe uma linha muito tênue entre um ótimo desempenho e uma diminuição crônica devida ao ST(2).
O ST pode ser definido como um aumento no volume ou na intensidade do treinamento que resulta num longo período de diminuição no desempenho(2) ou ainda...
tracking img