Bronquiectasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO
Bronquiectasia é uma dilatação anormal e irreversível de um ou vários segmentos brônquicos, podendo ser localizada ou difusa. A agressão inicial à via aérea inferior causada por infecção microbiana e a obstrução brônquica, levando a diminuição do clearance mucociliar e a resposta inflamatória local, tem sido a razão proposta para explicar o dano à árvore brônquica e a origem dabronquiectasia. As causas de bronquiectasia são diversas e, em cerca de um a dois terços dos pacientes, não se consegue identificar a etiologia.
A causa mais comum é pós-infecciosa, principalmente após infecção por tuberculose, sarampo e coqueluche.

EPIDEMIOLOGIA
A bronquiectasia que, no passado, foi uma enfermidade comum, é atualmente uma doença rara nos países do Primeiro Mundo. Embora possa serencontrada em pacientes das mais diversas camadas socioeconômicas, a maioria dos acometidos por esta doença é formada pela população economicamente menos favorecida, com pouco acesso aos serviços de saúde e à aquisição de medicamentos.
Na maioria das vezes este acesso a serviços especializados só ocorre quando a doença já atingiu seus
estágios mais avançados. Atualmente, estes são,provavelmente, os principais fatores responsáveis pela incidência elevada de bronquiectasia nos países em desenvolvimento e do Terceiro Mundo.
Pode ser causada por:
Infecções respiratórias
Sarampo Coqueluche
Infecção por adenovírus
Infecção bacteriana (por exemplo, por Klebsiella, Staphylococcus ou Pseudomonas)
Gripe Tuberculose
Infecção por fungo Infecção por Mycoplasma
Obstrução brônquicaAspiração de corpo estranho
Aumento de tamanho de gânglios linfáticos
Tumor pulmonar
Tampão de muco
Lesões por inalação
Lesão causada por vapores, gases ou partículas nocivas
Aspiração de ácido gástrico e partículas de alimento
Distúrbios genéticos
Fibrose cística
Discinesia ciliar, inclusive síndrome de Kartagener Deficiência de alfa1-antitripsina
Anormalidades imunológicas
Síndromes dedeficiência imunoglobulínica
Disfunções dos leucócitos Deficiências do complemento Certos
distúrbios auto-imunes ou hiperimunes, como a artrite reumatóide e a colite ulcerativaOutros distúrbios
Abuso de drogas como, por exemplo, a heroína Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) Síndrome de Young (azoospermia obstrutiva) Síndrome de Marfan

FISIOPATOLOGIA
A obstrução bronquialcausa absorção do ar do tecido pulmonar distalmente a obstrução e, essa área, como conseqüência, se contrai e colaba, causando uma força de tração que é exercida sobre as vias aéreas mais proximais, que se distorcem e dilatam. Essa área tecidual dilatada leva um acumulo maior de secreção, ocasionando infecções e causando inflamação da parede brônquica com destruição do tecido elástico e muscular.Com as recorrências da infecção, as paredes dos brônquios tornam-se cada vez mais fracas, ocasionando a dilatação irreversível.
A dilatação do brônquio gera desequilíbrio nos processos de depuração mucociliar normais acarretando hipersecreção e alteração na função pulmonar normal.
Conforme a evolução da doença, os brônquios ficam cada vez mais dilatados e formam bolsas que contem pus. Orevestimento mucoso é substituído por tecido de granulação com perda dos cílios, impedindo a passagem do muco para fora dos pulmões. Os vasos arteriais dentro das paredes dos brônquios se anastomosam com os capilares pulmonares causando a hemoptise. A perda do tecido pulmonar aerado resulta na união dos brônquios.

SINTOMATOLOGIA
O portador típico de bronquiectasia é aquele indivíduo que tem tosse comexpectoração (escarro) persistente e em grande quantidade, principalmente, pela manhã. Estas alterações são crônicas, mas apresentam períodos de piora, com necessidade de uso freqüente de antibióticos. Nesta situação, pode haver febre, perda do apetite, falta de ar, chiado no peito, expectoração com sangue e piora do estado geral da pessoa afetada.
Todavia, as manifestações da doença podem ser...
tracking img