Overclock

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O overclock é a ação de aumentar a capacidade de processamento do computador acima do especificado de fabrica. Quando o "rápido" não é suficiente, alguns tentam encontrar novas maneiras de fazer com que seu hardware atinja o máximo possível. O foco principal dos usuários que fazem overclock em seus PCs é no processador, na memória, no chipset da placa-mãe e na placa de vídeo.
Assimo Overclocking tornou-se uma prática comum entre muitos usuários do mundo da informática.


















O mercado de componentes para computador é bastante agitado, e o avanço tecnológico, cada vez maior, garante que a cada ano dezenas de novas opções surgem, vencendo os limites de desempenho vigentes. Porém, esse suposto limite não é tão forte quantoparece, e pode ser superado. Para quebrar estas fronteira existe a técnica do overclock.

O que é Clock?

O clock é responsável pela sincronização das atividades realizadas em um computador. Ele é medido através do Hertz (Hz), que é a quantidade de ciclos de clock por segundo. Por exemplo, um processador que possui 180mhz significa que em 1 segundo ele realiza 180 milhões de ciclos.
É obvio que oclock tem influência no desempenho do computador, mas, ele não é o único responsável, os outros periféricos também têm forte influência.
Se compararmos dois processadores que possuem taxas de clock semelhantes, o de maior desempenho será o que executa uma instrução utilizando menos ciclos de clock. Por outro lado, comparando dois processadores idênticos, o que possuir maior taxa de clock será omais rápido. Após a criação do recurso de multiplicação de clock, os processadores passaram a ter um clock interno e outro externo.

Clock interno: Tem a maior taxa. É a frequência com que o processador realiza suas funções.

Clock externo: É a velocidade da transmissão de dados através do barramento de dados do processador para a memória.

Definições dos Componentes

Ooverclock em si pode ser feito alterando dois fatores: FSB e CPU Ratio (Multiplicador).

* Front Side Bus (FSB)

O Front Side Bus, de certa forma, é um caminho que liga o processador a ponte
norte (North Bridge) do chipset da placa-mãe.
A placa-mãe tem de controlar diversos dispositivos do computador, porém ela não tem um processador tão rápido como o que você instala nela. Pensandonisso, as fabricantes de placas-mãe desenvolveram o Chipset, o qual tem como função controlar a memória, o HD, as placas onboard e todo o resto de componentes que estejam ligados a placa-mãe. O grande problema que ocorreu com o chipset foi que com o passar do tempo, ele ficou bem distante do processador, dificultando a comunicação. Analisando isso, as empresas que fabricam placas-mãe separaram ochipset em duas partes: Norte e Sul. A parte Norte fica perto do processador e tem como nome “North Bridge” (Ponte Norte). A North Bridge é responsável por controlar a memória RAM do computador e manter comunicação constante e veloz com o processador.

Pois bem, o Front Side Bus é justamente a “trilha“ que conecta o processador com a North Bridge. O FSB é controlado pela placa-mãe, sendo que avelocidade dele é aplicada no processador e até na memória RAM. Por exemplo: se o seu processador funciona na frequência de 3000 MHz, ele terá de operar sobre um FSB de 200 MHz com um multiplicador de 15 vezes.

Imagem salva a partir do computador em teste

* Multiplicador

A maioria das placas-mãe possui no Setup uma área específica voltada à configuração do processador. Nesta área vocêpode alterar o multiplicador, que é uma configuração para você fazer overclock do processador. Como o próprio nome já diz, o multiplicador é um recurso que serve para multiplicar um fator por outro. No caso do FSB, o multiplicador usa o clock do FSB e o valor que você especificar para alterar a velocidade de operação do processador.
Veja que o Front Side Bus está totalmente relacionado com o...
tracking img