Artigo turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Esse trabalho pode contribuir para o setor de intercâmbio de cursos de idiomas no que tange a compreensão no processo de adaptação dos intercambistas. Com essas informações empresas podem melhorar seus serviços e percepções em relação aos programas de intercâmbio, tornando-os mais compreensíveis e mais ilustrativos para os adquirentes. O principal objetivo é fazer umestudo mais aprofundado sobre o tema abordando o mercado e suas contribuições para aqueles que o procuram.

O tema foi escolhido devido à crescente demanda do mercado, também por haver uma carência de pesquisa nessa área e um profundo desconhecimento por parte do estudante, daquilo que realmente representa o intercambio. Este desperta o interesse também em função do reconhecimento e incentivodo Ministério de Educação a respeito da necessidade do ensino de um idioma estrangeiro.

A viagem de estudos é praticada hoje por um grande número de jovens e pode ser vista como uma nova forma de turismo do nosso tempo, seus praticantes acabam por agregar status e essa diferenciação passa a constar em seus currículos. É interessante destacar que este tipo de intercâmbio tem se mostrado umgrande nicho do mercado turístico, por representar hoje um segmento crescente no mundo e também no Brasil, faltando ainda um maior estímulo brasileiro na recepção de turistas estudantes para o aprendizado do nosso idioma, o português do Brasil (Ministério do Turismo, 2010).

Uma pesquisa mais detalhada destaca o intercâmbio como agente facilitador de aprendizado de línguas estrangeiras eum grande diferencial curricular. Apontando questões de como e de que forma o intercâmbio facilita esse aprendizado, e como agrega valor profissional tornando-se um diferencial curricular, saber de que maneira essa experiência pode influenciar positivamente melhorando a postura do profissional e até onde essa prática pode trazer benefícios para outras áreas. Questões como essas definem o porquêhoje o intercâmbio se torna a primeira opção de um estudante como forma de aprendizado de idiomas.

O turismo de intercâmbio de estudo acaba por se somar ao turismo cultural que também é praticado pelos estudantes através de visitas a museus, igrejas, ruínas e etc. que além de proporcionar um ganho em conhecimento educacional e cultural, permite que estes entrem em contato com hábitos ecostumes diferentes, façam novas amizades e até mudem a forma de pensar e interpretar a sua própria realidade, jovens que se preocupam em conhecer novas culturas, maneiras de vida, experimentar contatos diferentes, observar obras de arte e adquirir sabedoria, enriquecendo-se conseqüentemente como profissionais (Ministério do Turismo, 2010).

Inicialmente, contextualizarei a história etipificação do intercâmbio cultural enquanto tipologia do Turismo. O intercâmbio, com seus conceitos e formas de facilitação de aprendizado do idioma em outros países, de que forma a cultura e a convivência traz vantagens para o aluno no aprendizado qualificando melhor. Destacar o aluno sendo influenciado positivamente na sua postura profissional, Avaliar por que as crescentes opções de intercâmbio decursos ofertadas no mercado para estudantes de todas as idades e perfis, trazem benefício para todas as áreas, não só no turismo.

Segundo Sebben (2001), educação intercultural é o processo em que o jovem estudante que almeja o intercâmbio se torna consciente de seu potencial para se relacionar com outros povos, sendo para isso fundamental a competência lingüística e afetiva, ela também citaque a idéia de intercâmbio cultural nos passa uma idéia muito ampla. Para ela, qualquer experiência internacional ou contato direto com outra cultura pode ser considerado um intercâmbio cultural.

Apesar das limitações de material de pesquisa, todos os resultados podem revelar importantes fatos sobre esse tema. O presente estudo também ira utilizar pesquisa com fontes primárias, visto a...
tracking img