Artigo cientifico - turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRAIA DO FORTE: APELO TURÍSTICO E PRESERVAÇÃO Jussara Santos Madja Reis Vânia Priscila1
RESUMO O artigo apresenta diversas maneiras de como atrair o público. Seus principais pontos turísticos e ao mesmo tempo mostra a importância da conservação da localidade de Praia do Forte, situada no Litoral Norte da Bahia. Um lugar com paisagens belíssimas, que possui uma área de preservação ambiental ondea fauna e flora são muito respeitadas, um lugar privilegiado onde a natureza combinou de uma forma irresistível praias semidesertas, deliciosas piscinas naturais de água salgada, dunas e coqueirais. Quer mais? Praia do Forte também possui vários pontos turísticos entre eles se destacam a Projeto Tamar, o Castelo Garcia D’Ávila, Reserva Sapiranga, Instituto Baleia Jubarte, Vila dos Pescadores alémdas manifestações culturais que vem desde o início do século. Palavras-chave: Pontos turísticos. Praia do Forte. Apelo. Preservação. ABSTRACT The article presents several ways of how to attract the public. Their main tourist points and at the same time display the importance of the conservation of the place of Praia do Forte, located in the North Coast of Bahia. A place with beautiful landscapes,that it possesses an area of environmental preservation where the fauna and flora are very respected, a privileged place where the nature combined of a form irresistible beaches, delicious natural swimming pools of salt water, dunes and coconut palm. Does want more? Praia do Forte also possesses several tourist points among them stand out to Projeto Tamar, the Castelo Garcia D´Avila, ReservaSapiranga, Instituto Baleia Jubarte, Vila dos Pescadores besides the cultural manifestations that it comes since the beginning of the century. Keys-word:

1. INTRODUÇÃO Situada no marco zero da linha verde, a primeira rodovia ecológica do país, distante 50 km do aeroporto internacional de Salvador, encontra-se Praia do Forte, que nos últimos tempos vem se tornando um dos principais potencialturístico baiano, graças as suas atratividades naturais e culturais. Com vários cenários paradisíacos, onde se podem encontrar algumas das mais lindas paisagens do nosso litoral. A localidade conta também com uma ótima infraestrutura, e possuindo um grande diferencial, ou seja, um dos raros casos de desenvolvimento turístico sustentável do país.

Alunas do II módulo do curso de Hotelaria, cursando adisciplina de Metodologia da pesquisa pela Universidade Aberta do Brasil.

1

Vários fatores vêm contribuindo para o padrão de evolução da oferta hoteleira na região. Mas tudo começou com a construção de um grande empreendimento na localidade, o Eco resort Praia do Forte, com seu idealizador Klaus Peters, um grande empreendedor que além do pioneirismo da construção do resort, criou também aFundação Garcia D’Ávila com o objetivo de planejar e gerenciar esse desenvolvimento de forma ordenada e sustentável. Com a permanência do fator turístico e o grande crescimento substancial do fluxo de pessoas na escolha desse paraíso como destinação turística, e sem deixar de lado o fato de sua população em decorrência disso está aumentado, surge à necessidade de melhorar a infra-estrutura e qualificara mão de obra que amplia a sua importância no desenvolvimento. Daí a criação de projetos que venham enriquecer a região, visando o menor impacto ambiental possível, a fim de manter a sua preservação, e se fazendo necessárias a manutenção de suas riquezas naturais e tradições, foi criada a APA2em 1992 que abrange vários municípios, dentre eles Mata de São João, sendo a segunda maior da Bahia com142.000 hectares. Sua criação foi fundamental para a necessidade de preservar os remanescentes da mata atlântica associado a manguezais, restinga, dunas e lagoas. 2- O INÍCIO DE PRAIA DO FORTE COMO POLO TURÍSTICO Tomando a Bahia, como a maior economia turística do Nordeste tendo como exemplo, precisamente a Praia do Forte, a dinâmica preservar é uma exceção efetiva, e vem desenvolvendo um...
tracking img