Ostomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A cirurgia para formação de uma ostomia não é um conceito novo. Observou que a penetração do intestino delgado numa ferida na parede abdominal não deixava “nada que se pudesse fazer”; contudo, “o intestino grosso podia ser suturado, e a cicatrização sob a forma de uma fístula ficaria no seu lugar.”
O primeiro paciente que teve uma ostomia cirurgicamente criada foi Margaret White; em1756, o seu cirurgião William Cheselden realizou uma colostomia transversa devido a uma hérnia estrangulada.
O sucesso dos cirurgiões na criação de colostomias surgiu na metade do séc. XIX até aos inícios do séc. XX. A cirurgia para a formação de uma ileostomia só foi desenvolvida muito tempo depois.

* Definição
Uma ostomia é uma abertura cirurgicamente criada do tracto digestivo ouurinário na superfície corporal.
O termo ostomia refere-se à porção final da víscera oca que atravessa a superfície da parede abdominal e é baseado na palavra grega para boca ou abertura
* Classificação
Existem diversos tipos de ostomias e a sua construção é determinada pela necessidade de obter uma via alternativa para um de dois possíveis objectivos: ou para alimentar o paciente impedidode comer normalmente pela boca, ou para drenagem do conteúdo fecal ou urinário num paciente impossibilitado de defecar ou urinar normalmente. Podemos então classificar as ostomias em digestivas ou urinárias. Dentro das ostomias de eliminação temos as colostomias, ou exteriorização do cólon, e as ileostomias, ou exteriorização do intestino delgado mais distal.
As ostomias podem ainda serclassificadas como temporárias ou definitivas, ou em terminais ou laterais.
Contudo ureterostomias ou condutos intestinais para derivação urinária são sempre ostomias terminais.
Quanto às ostomias urinárias temos cinco tipos principais: nefrostomia, ureterostomia, cistostomia, conduto ileal e conduto colónico.

Os três tipos de ostomia

Denomina se urostomia ou desvio urinário aintervenção cirúrgica que consiste em desviar o curso normal da urina . a semelhança dos ostomias intestinais, podem ser permanentes ou temporárias.
A ileostomia é um tipo de ostoma intestinal que faz a comunicação do intestino delgado, com o exterior, podem ser também permanentes ou temporárias, obedecendo ao mesmo critério que as colostomias, localizam-se sempre no lado inferior direito do abdômen.
Acolostomia é um tipo de ostoma intestinal que faz a comunicação do cólun com o exterior. As colostomias podem ser permanentes ou temporárias.
Algumas doenças que levam a indicação para ostomia .
DOENÇA DIVERTICULAR
CARCINOMA DA BEXIGA
CANCRO DO ANUS
Objetivos
A formação de uma ostomia também pode resultar em morbilidade psicológica. E isto pode ser exacerbado para aqueles que vivem empaíses industrializados onde a cultura de consumo promove uma imagem corporal estereotipada.
As pessoas a quem se realiza uma ostomia passam por alterações profundas nas suas vidas, incluindo mudanças físicas e psicológicas sobretudo na sexualidade.
O objectivo deste trabalho é mencionar as complicações decorrentes da formação de uma ostomia, seja ela urinária ou digestiva, mas salientando aproblemática que considero mais relevante para os próprios ostomizados: aprender a viver com uma ostomia.
O impacto na sexualidade, a alteração da imagem corporal, a qualidade de vida e a adaptação psicológica do doente e do seu parceiro à ostomia serão os temas mais abordados deste seminário,
salientando a importância dos enfermeiros estomoterapeutas.
Complicações
Precoces:
Muitospacientes submetidos a cirurgia para criação de uma ostomia sofrem complicações, durante o período pós-operatório precoce. Apesar dos avanços significativos que foram feitos na cirurgia para formação de uma ostomia as complicações podem ocorrer. Estas influenciam, não apenas os cuidados imediatos pós-operatórios, mas também têm impacto na qualidade de vida do ostomizado.
O reconhecimento precoce...
tracking img