Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A saúde óssea é promovida pelas atividades físicas regulares de sustentação de peso que utilizam a força e a potência muscular e exercem força sobre o esqueleto acima das quantidades normais.

Ocorrem 336 mil fraturas de quadril relatadas nos Estados Unidos a cada ano. A causa? Osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos e que se desenvolve gradualmente e ostorna tão frágeis que podem fraturar-se em condições normais. A osteoporose, algumas vezes denominada de “doença do osso frágil”, origina-se do termo latino que significa “osso poroso”. Os locais mais frequentemente afetados são a coluna vertebral, os quadris e os antebraços.


Osteoporose

Considerada um grave problema de saúde pública, a osteoporose é uma doença que se caracteriza peladiminuição da densidade óssea, deixando os ossos fragilizados, o que facilita a ocorrência de fraturas após traumas mínimos. A osteoporose é uma doença que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa; e, na maioria dos casos, o paciente só descobre que está com a doença após a primeira fratura.
A fratura do fêmur é um dos tipos de fratura mais graves para o portador de osteoporose. Cercade 20% das pessoas com esse tipo de fratura morrem em razão da própria fratura ou de complicações ocasionadas por ela, como embolias ou problemas cardiopulmonares. Os 80% restantes podem ficar com algum tipo de incapacidade física.
A osteoporose pode ocorrer em razão de dois fatores, mas para entendê-los é preciso saber que em nosso corpo sempre há a renovação das células dos tecidos; ecom o tecido ósseo não é diferente. Em nossos ossos sempre há a substituição das células velhas por células novas, e nesse processo o organismo pode precisar de substâncias (como o cálcio) para fazer essa substituição. Assim, durante esse processo, as células chamadas de osteoclastos escavam os ossos, retirando as células antigas e promovendo a reabsorção óssea; sendo que células chamadas deosteoblastos preenchem a área absorvida com um novo osso. Geralmente, até os trinta anos de idade, essa reposição de células acontece normalmente, mas a partir dessa idade, a pessoa começa a perder massa óssea lentamente. Isso explica por que a pessoa vai diminuindo, conforme envelhece.
Na osteoporose senil, os osteoclastos formam as cavidades para a substituição das células ósseas, mas ososteoblastos não conseguem preencher aquela cavidade da maneira correta, o que deixa o osso fragilizado e propício a fraturas. 
Já a osteoporose provocada pela diminuição ou ausência dos hormônios femininos (estrógenos) ocorre na menopausa em virtude da ausência desses hormônios. Nesse caso, os osteoclastos aumentam sua atividade, produzindo cavidades cada vez mais profundas. Os osteoblastos,por sua vez, também aumentam sua atividade tentando preencher a cavidade, mas isso não é possível, em razão da grande reabsorção que os osteoclastos promovem, provocando, assim, uma diminuição significativa da massa óssea.
← Causas e fatores de risco
Entre os fatores de risco que podem levar à osteoporose destacam-se:
▪ História familiar da doença;
▪ Pessoas de pele branca, baixas emagras;
▪ Asiáticos;
▪ Deficiência na produção de hormônios;
▪ Medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;
▪ Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;
▪ Baixa exposição à luz solar;
▪ Imobilização e repouso prolongados;
▪ Sedentarismo;
▪ Tabagismo;
▪ Consumo de álcool;
▪ Certos tipos de câncer;
▪ Algumasdoenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.
← Sintomas
A osteoporose é uma doença de instalação silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam.
As lesões mais comuns são as fraturas das...
tracking img