OSTEOPOROSE:

1229 palavras 5 páginas
3.OSTEOPOROSE:

3.1 Conceito e avaliação:

A osteoporose é uma doença que afeta os ossos deixando-os frágeis. É a perda acelerada de massa óssea, o osso vai se desgastando a ponto de pequenos traumas provocarem fraturas. A doença é evolutiva e raramente apresenta sintomas, pode provocar deformidades e reduzir a estatura do doente. Esta doença afeta mais as mulheres pós-menopausa.
É uma doença que não é rara em pessoas de idade avançada a osteoporose que do ponto de vista epidemiológico pode apresentar um problema de difícil solução. As pessoas que tem osteoporose só procuram o auxilio médico quando surgem algumas fraturas e menos freqüentemente quando tem dores ósseas ou diminuição da estrutura.
O número de portadores de osteoporose pode variar dependendo do critério de avaliação dentro de uma população, o numero será muito menor se forem analisar os doentes que procuram ao médico por causa de problemas relacionados à osteoporose. A osteoporose só pode ser medida por métodos que avaliem a densidade óssea, assim tento um método mais preciso de avaliar as pessoas.

3.2 Classificação:

A osteoporose generalizada deve ser considerada como uma síndrome que pode ser ocasionada por muitos fatores. Pode ser dividida em dois grupos: primária, que as causas são bem conhecidas, e a secundária.

Osteoporoses primárias(sem causa caracterizada):
- Osteoporose idiopática juvenil:
Entre oito e quatorze anos, tende a evoluir até a puberdade assim tento a cura espontânea, mas deixando algumas cequelas.

- Osteoporose do adulto jovem:
Acontece em adultos e jovens.

- Osteoporose involutiva:
Diminuição da densidade mineral óssea.

Osteoporoses secundárias (decorrentes de várias causas bem definidas)
Hipercotisolismo
Hipogonadismo
Hipertireoidismo
Diabetes mellitus
Hiperparatireoidismo
Anticonvulsivantes
Gastrectomia
Síndrome de má absorção
Artrite reumatóide
Doenças do colágeno
Doenças neurológicas crônicas
Neoplasias

À medida que aumenta a

Relacionados