Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Osteoporose


1. Introdução
Nosso esqueleto tem tres funções básicas: mêcanica, protetora e metabólica. Sustenta o corpo, é o local onde se insere os musculos, protege os orgão nobres e a medula óssea, e é o maior reservatório dos ions cálcio, fósforo e magnésio, necessários para a manutenção da homeostasia mineral.
Para manter adequadamente a homeostasia mineral, o esqueleto écontinuadamente destruído e reconstruído, processo denominado remodelação ou remanejamento ósseo.
Os osteoclastos são responsáveis pela reabsorção, e os osteoblastos pela formação óssea, conhecida por acoplamento.
O aumento acentuado da reabsorção óssea desencadeia a osteoporose, com perda de resistência e integridade, resultando em fraturas após mínimos traumas.
O osso é um materialcomposto por duas fases: orgânica e inorgânica. A fase mineral compreende cerca de 70% de seu peso, 5 à 8% são ocupados por água, e a matriz orgânica responde pelo restante.

osso com osteoporose
osso normal


Principais tipos de Osteoporose são:
Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após a menopausa. Fratura de coluna pode ocorrer.
Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos.Tanto a fratura de coluna quanto a de quadril podem ocorrer.
Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticóides.


Fatores de risco: Há um conjunto de fatores que influenciam e favorecem o desenvolvimento da osteoporose.
· Menopausa: com a interrupção da menstruação, ocorre diminuição dos níveis deestrógeno, que é fundamental para manter a massa óssea.
· Envelhecimento: a perda de massa óssea aumenta com a idade.
· Hereditariedade: a Osteoporose é mais frequente em pessoas com antecedentes familiares da doença.
· Dieta pobre em cálcio: o cálcio é fundamental na formação óssea. Sua obtenção a partir da alimentação é imprescindível para prevenir a Osteoporose.
· Excesso de fumo e álcool:tem-se observado maior incidência de Osteoporose entre as pessoas que consomem álcool e fumo em excesso.
· Imobilização prolongada: o exercício físico constitui um importante estímulo para a formação e o fortalecimento dos ossos. Grandes períodos de imobilização e a falta de exercícios podem levar à Osteoporose.
· Medicamentos: alguns medicamentos, como os corticóides, em tratamentos de longaduração,favorecem a redução da massa.



REMODELAÇÃO ÓSSEA
O osso é extremamente ativo, a atividade metabólica normal do esqueleto adulto envolvem predominantemente a remodelação, a qual esta presente durante em toda a vida.
Remodelação é um processo continuo de destruição e renovação, relacionado à homesotasia de cálcio e fósforo.
Sequencias da remodelação:
1- Ativação: As célulasprecursoras presentes na medula óssea, respondendo a sinais físicos e hormonais, concentram-se na superfície óssea que será reabsorvida, fundem-se e transformam-se em osteoclastos.
2- Reabsorção: Os osteoclastos escavam uma cavidade na superfície óssea.
3- Reversão: Quando a reabsorção esta completa, os osteoclastos desaparecem, durante 7 a 14 dias, uma linha de "cimento" é depositada. Esta regiãoconsiste de fibras colágenas organizadas ao acaso, delimitando o limite da cavidade de reabsorção e liga o osso novo depositado ao osso velho.
4- Formação: Osteoblastos sintetizam novo colágeno e outras proteínas da matriz, preechendo a cavidade de reabsorção com osteóide lamelar novo. A deposição mineral se inicia entre os ossos, preenchendo toda a lacuna e calcificando completamente a nova unidade deosso.
O ciclo completo de remodelação completa-se geralmente de 8 a 12 semanas.

OSTEOPOROSE É "UMA DOENÇA ESQUELÉTICA SISTÊMICA QUE SE CARACTERIZA POR BAIXA MASSA ÓSSEA E DETEORIZAÇÃO DA MICROARQUITETURA DO TECIDO ÓSSEO, COM CONSEQUENTE AUMENTO DA FRAGILIDADE ÓSSEA E SUSCEPTIBILIDADE A FRATURAS."
A osteoporose pode ser assintomática no início, quando a diminuição de massa óssea ainda não é...
tracking img