Osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é
O Assim como todos os tecidos e órgãos do corpo humano, o osso é um tecido vivo. Ao longo de nossas vidas, os ossos estão, constantemente, se renovando através de um processo no qual as partes envelhecidas dos ossos são removidas e substituídas por tecido ósseo novo, capaz de resistir às demandas mecânicas e funcionais da nossa vida.
Osteoporose significa osso poroso, ou seja, é adescalcificação progressivas dos ossos que se tornam frágeis. É uma doença na qual ocorre diminuição da massa óssea e piora da qualidade do osso, que se torna mais frágil. Quanto maior essa fragilidade, maior é o risco de uma fratura. Embora a ocorrência seja maior no sexo feminino, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento. Os ossos crescem até os 20 anos. Apartir daí, a densidade aumenta até os 35 anos e começa a perda de massa progressivamente - ou osteoporose. O processo é mais rápido nas mulheres, principalmente após a menopausa. Essa doença é responsável por perda de altura, problemas posturais, fraturas dos quadris e de outros ossos, que ela já havia visto em várias mulheres idosas. Quando uma pessoa e diagnosticada com osteoporose é sinal deseus ossos estão ainda mais fracos do que o normal. Ela não faz parte do processo normal do envelhecimento.

Causas
| GenéticosRaça branca ou asiáticaHistória familiarBaixa estaturaMassa muscular pouco desenvolvida 
|
| Estilo de vidaBaixa ingesta de cálcioSedentarismoExercício excessivo levando a amenorréia (ausência de menstruação)Pouca exposição solarNuliparidadeTabagismo(*)Alcoolismo (*)Dieta vegetariana (*)Alta ingesta de proteínas permanentemente (*)Alta ingesta de cafeína permanentemente (*)(*) Associado com os outros fatores 

|
| GinecológicosMenopausa precoce sem reposição hormonalPrimeira menstruação tardiaRetirada cirúrgica de ovários sem reposição hormonalLigadura das trompas (+)Retirada cirúrgica parcial do útero (+)(+) Risco de diminuição da função ovarianapor insuficiência vascular.  |
Pode-se suspeitar ou prever a Osteoporose?
A resposta é afirmativa para pessoas que se enquadram nestas circunstâncias:
* Pessoas com mais de 60 anos;
* Mulheres pós-menopausa;
* Com antecedentes familiares;
* Dieta pobre em cálcio;
* Fumantes e consumidores de álcool;
* Pessoas sedentárias;
* Em tratamento prolongado com corticoides.
AOsteoporose pode não provocar sintomas. A dor pode acontecer em consequência de fratura, que pode ocorrer espontaneamente, principalmente em coluna, quadril e punho.

A Osteoporose pode ser prevenida?
Sim. A prevenção engloba uma série de medidas:
* Exercícios suaves: desde caminhadas até a realização de um programa de exercícios estabelecido pelo médico ou pelo fisioterapeuta. Ex:alongamento, exercícios para melhorar o equilíbrio e para fortalecimento dos músculos.
* Nutrição adequada: dieta rica em cálcio. Ex: leite e derivados.
* Evitar quedas
* Parar de fumar
* Evitar excesso de álcool
* Também não se deve abusar do café e da dieta com muito sal.
Alguns tratamentos da osteoporose
A osteoporose não tem cura, mas o tratamento deve ser feito por médicosespecializados, capazes de dar orientações sobre medicamentos que estabilizam o quadro da doença ou melhoram o problema. Isso significa evitar maiores complicações e reduzir significantemente o risco de fraturas.
O tratamento da osteoporose é feito a partir da ingestão de cálcio, estrógeno, agentes antirreabsortivos, calcitonina, bisfosfonatos, vitamina D3 e estimulantes da formação óssea, comofluoreto de sódio, paratormônio e atividades físicas. Toda a medicação prescrita pelo médico atuará na diminuição da reabsorção dos ossos, aumentando a sua formação.
Conduta nutricional
Existe um nutriente imprescindível na prevenção da Osteoporose, que é o cálcio. Com o passar da idade, ocorre diminuição na absorção de cálcio e aumento de sua eliminação. A ingestão inadequada pode resultar em...
tracking img