Oscar niemeyer e a casa do baile

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oscar Niemeyer

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/pdf/temasdiversos-niemeyer.pdf

OSCAR NIEMEYER
Elaborado pela equipe da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo
Março de 2007

Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro, em 1907. Considerado o mais importante arquiteto brasileiro deste século em função da quantidade e qualidade de obras construídas, iniciou suacarreira no escritório de Lucio Costa, em 1934, quando se graduou na Escola Nacional de Belas Artes.
O uso das estruturas em concreto armado em formas curvas ou em casca e as explorações inéditas das possibilidades estéticas da linha reta se traduziram em fábricas, arranha-céus, espaços para exposições, residências, teatros, templos, edifícios-sede de empresas dos setores público e privado,universidades, clubes, hospitais e equipamentos para diversos programas sociais. Desses temas sobressaem-se os seguintes trabalhos: a Obra do Berço e sua residência na Estrada das Canoas, no Rio de Janeiro; a fábrica Duchen, o edifício Copan e o Parque do Ibirapuera, em São Paulo; o conjunto arquitetônico da Pampulha, com o Cassino, o Restaurante e o Templo de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte; oprojeto para o Hotel de Ouro Preto (Minas Gerais), o Museu de Caracas (Venezuela), a sede do Partido Comunista (Paris), a sede da Editora Mondatori (Milão), a Universidade de Constantine (Argélia) e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Rio de Janeiro).
A
http://www.girafamania.com.br/fotografias/fot_arquitetura.html
Por intermédio de Capanema, Niemeyer é apresentado ao então Prefeito deBelo Horizonte, capital de Minas Gerais (MG), Juscelino Kubitschek, que o convida a projetar o conjunto da Pampulha, em 1940.
JK tinha interesse em desenvolver uma área ao norte da cidade, chamada Pampulha. Chamou Niemeyer para projetar uma série de prédios que seriam conhecidos como conjunto da Pampulha. Este seria o primeiro grande trabalho individual de Niemeyer, com 33 anos de idade.
Prontosem 1943, os prédios renderam muitas críticas e admiração. Conseguiu sua primeira projeção internacional e muitas polêmicas locais. A Igreja católica negou-se a benzer a Igreja de São Francisco de Assis (Belo Horizonte), em parte por sua forma não ortodoxa, em parte pelo mural moderno pintado por Portinari. O mural possuía traços abstratos e reconhecia-se um cachorro, representando um lobo junto àSão Francisco de Assis.
No conjunto da Pampulha Niemeyer começa um estilo que irá marcar o seu trabalho quase todo: utiliza-se das propriedades estruturais do concreto armado para dar formas sinuosas aos prédios.
Quando Niemeyer desenha um prédio ele o faz com o mínimo de traços possíveis. Ele porém nega que seus prédios tenham uma estética que ofusca o utilitarismo: sempre escreveu enormesjustificativas de projetos, onde descreve a função de cada curva do edifício. Ele costuma dizer que se não pode justificar uma ideia em um parágrafo, desiste dela.
http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_niemeyer.html
Prêmios:
– Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios e condecorações como: Prêmio Benito Juarez do Centenário da Revolução Mexicana (1968); Medalha do ConselhoArtístico da Unesco (1980); Medalha do Porto Oceânico de Le Havre, França (1982); Prêmio Roma-Brasília - Cidade da Paz, da Prefeitura de Roma (1985); Medalha Rodrigo Melo Franco de Andrade da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (1987); Prêmio Pritzker de Arquitetura, Chicago (1988); Medalha do Colégio de Arquitetos de Catalunha, Barcelona, Espanha, em cerimônia realizada noMuseu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1990); Insígnia da Ordem do Mérito Cultural no Brasil (1995); Ordem José Marti, outorgado pelo governo da República de Cuba (1997) e a Royal Gold Medal do Royal Institute of British Architects – RIBA (1998).
Entre os títulos adquiridos pelo conjunto de sua obra, destacam-se: Membro Honorário do Instituto Americano de Arquitetos dos Estados Unidos (1963);...
tracking img