Os traumas dos setimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PALESTRA : OS TRAUMAS DOS SENTIMENTOS
Texto : Jr: 17: 9-10
Enganoso é o coração , mais do que todas as coisas, e perverso quem o poderá conhecer?
Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
INTRODUÇÃO
Muitos líderes jamais desenvolveram seu potencial por causa dos sentimentos em desarmoniadentro do projeto que Deus escolheu para cada um de nós. Alguns têm caído por não tratarem dessa área tão sensível de sua vida. Ex. Jimmy Sweggart, Davi, Pedro, etc.
Os problemas emocionais são os mais visíveis e mais dolorosos.
Muitos líderes não deslancham em seu ministério, porque nunca fizeram uma sondagem profunda em sua alma , na tentativa de localizar velhas feridas que lhe trazem umasérie de dificuldades.
.
DEUS TE QUER LÍDER POR INTEIRO
O tempo não cura traumas e feridas. Por esta razão vamos lidar eles na presença de Deus, entregando-lhe o coração do jeito que ele está a fim de que seja curado e liberto. "Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos." (Pv. 23:26).
Hoje você terá a oportunidade de sondar o teu coração e localizar asvelhas feridas, os velhos traumas que, apesar de terem ocorrido às vezes num passado tão remoto, mas que são tão vivos hoje e causam toda sorte de dificuldades, impedindo o líder de deslanchar e alcançar seu potencial em Deus.

Um coração ferido é prisioneiro do passado e limita o fluir da unção de Deus. Se você líder que está aqui hoje deseja ser uma bênção plena na vida de muitos precisaprimeiro provar a unção que o liberta e cura também na área emocional. não pode extravasar a unção de Deus. Precisamos ser livres no nosso sentimento, para que sejamos uma bênção para outros.”
A – ENTENDENDO NOSSA ESTRUTURA
1. Somos uma Tricotomia (1 Ts 5:23) É o próprio Deus de paz vos santifique completamente e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para avida de nosso Senhor Jesus Cristo.
• Somos um espírito – Com ele conhecemos a Deus – Reino espiritual 
• Possuímos uma alma – com ela conhecemos a nós mesmos – Reino psicológico 
• Habitamos em um corpo – Com ele conhecemos o mundo físico – Reino material
2. Somos uma Personalidade. Temos capacidade de pensar, sentir e querer. Em outras palavras, temos:
• Pensamentos – Uma mente que pensa,raciocina, reflete, analisa 
• Sentimentos (coração em linguagem popular) – Emoções que expressam sentimentos de alegria, amor, paz, tristeza, saudade, amargura, angústia, etc. 
• Vontade – Poder de decisão, escolha.
3. Definição de Termos
• Personalidade: É aquilo que a pessoa é, a expressão dos poderes de sua alma, que a Bíblia chama psiquê. “Caráter ou qualidade do que é pessoal. O elementoestável da conduta de uma pessoa; sua maneira habitual de ser; aquilo que o distingue da outra” (Dicionário de Aurélio). “É o reflexo das nossas heranças paternas, culturais, ambientais, etc. Todo ser humano nasce com uma personalidade, mas esta é altamente influenciada pelo meio. A personalidade é desenvolvida a partir do momento em que o ser humano passa a desenvolver suas tarefas existenciais. Éa PERSONA de cada indivíduo.”
• Temperamento – Temperamentos são características que estabelecem a maneira de uma pessoa atuar. É algo nato, isto é, nascemos com ele. Nossa personalidade será influenciada por ele Alguns o classificam, em quatro temperamentos básicos: São eles:
• Sanguíneo. 
• Colérico. 
• Fleumático. 
• Melancólico.
Sanguíneo: Qualidades: Comunicativo, destacado, amável,compreensivo, simpático, bom companheiro, otimista. Pedro
Colérico: Qualidades: Independente, otimista, prático, eficiente, decidido, enérgico. Paulo
Fleumático: Qualidades: Calmo, tranquilo, cumpridor do que fala, eficiente, conservador, bem humorado, sincero. Abraão
Melancólico: Qualidades: Habilidoso, sensível, idealista, leal, dedicado, minucioso, perfeccionista. Moisés
Todos estes...
tracking img