Os tipos de conhecimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS TIPOS DE CONHECIMENTOS:
Empírico
Mítico ou Mitodológico
Religioso ou Teológico
Filosófico
Científico

CONHECIMENTO DO SENSO COMUM:
É um conhecimento adquirido pelo homem por meio de experiências vividas em seu cotidiano, reflete em suas ações e em seu contexto para que se tenha uma conclusão da “razão de ser das coisas”. Com isso, o conhecimento empírico é definido comosubjetivo e sensitivo, pois se baseia na observação e vivência das pessoas e do que está em volta. O senso comum tem a função de orientar os indivíduos de uma sociedade sobre as suas decisões e suas atitudes, seu modo de agir e pensar, através das informações transmitidas de geração em geração. Representa também um ponto de apoio na comunicação entre as pessoas, nas responsabilidades da vida,seja em casa, seja no trabalho, enfim, na vida prática do dia a dia, já que o conhecimento empírico não possui uma sistematização.

Ex: Quando estamos em um rua e precisamos atravessá-la, só podemos fazer isso quando o sinal estiver vermelho para os automóveis que ali estão e que se passarmos no sinal verde, corremos o risco de sermos atropelados. É um conhecimento baseado na tentativa, se acumulaem nosso cotidiano, está presente no dia a dia.

CONHECIMENTO MÍTICO OU MITODOLÓGICO

O mito teve início especificamente nas civilizações antigas e se define em uma narrativa contada considerada verdadeira para quem a ouve, se utiliza de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. O conhecimento mítico busca explicar através do relato o que não tem explicaçãocientífica. Refere-se muitas vezes às crenças comuns, sem fundamento objetivo, porém fatos históricos e reais podem se transformar em mitos, para uma determinada comunidade ou uma dada cultura.
Ex1: Um dos mitos mais antigos é o da Idade de Ouro tratado, pela primeira vez, pelo poeta Hesíodo, que distingue as cincos raças humanas criadas pelos deuses: a raça de ouro, a raça de prata, a de bronze,a dos heróis e de ferro. O povo vivia em uma felicidade total, sem nenhum sofrimento. Porém essa felicidade diminui e se extingue no decorrer das eras posteriores à Idade de Ouro, assim na Idade de Prata há o surgimento das estações do ano. A Idade de Bronze mostra o homem com uma índole transformada, agressiva e passa a utilizar-se das armas e então em seguida surge a Idade de Ferro, vê-se aliberação de todo o mal: a violência, o desejo de possuir, a existência de guerras.

Ex2: Um mito popular bastante conhecido é: Você tem que esperar meia hora após comer antes de entrar na água. Embora este mito seja baseado no fato de que o corpo concentra a circulação do sangue para o intestino após a alimentação e que a falta de sangue nos músculos possacausar cãibras, ninguém nunca se afogou por nadar de barriga cheia. Nadar após comer uma grande refeição pode ser desconfortável, mas não vai fazer com que você se afogue. É mais fácil sair da água antes que qualquer problema maior aconteça.

CONHECIMENTO RELIGIOSO OU TEOLÓGICO:

O conhecimento religioso apoia-se na fé e tem sua origem nas revelações do sobrenatural. Na compreensãodos seres humanos essas manifestações são divinas e trazem a mensagem de um ser superior. Tudo em uma religião é aceito pela fé, nada pode ser provado e nem se admite crítica, pois a fé é a única fonte de dados. O conhecimento teológico exige autoridade divina, ao contrário da ciência que não supõe, não exige e não admite autoridade divina.

Ex: No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus auma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. “Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significava semelhante saudação. O anjo disse-lhe: “Não tema, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que...
tracking img