Os sofistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Sofistas
“Vivemos no mundo do irreal onde tudo o que vemos é somente uma sombra imperfeita de uma realidade mais perfeita”

No período pré-socrático ou cosmologico, ha uma preocupação emcompreender a origem do cosmo e os fenômenos da natureza. Este período se estende do final do século VI aC. até o final do século V a.C. No período socrático ou antropológico, investigam-se as questõeshumanas, tais como a ética, os comportamentos e conhecimentos humanos. Este período se estende do final do século V a.C. ao final do século IV a.C. No período sistemático, procura-se centrarprincipalmente a figura de Aristoteles por sistematizar tudo o que fora pensado ate então. Este período se estende do final do seculo IV a.C. até o final do século III a.C. No período helenístico ou grego-romano,acompanham-se as transformações da cultura grega quando esta (Grécia) passa a fazer parte do Imperio romano e, mais tarde, surge o cristianismo que influencia no desenvolvimento posterior. Esteperiodo se estende do final do seculo III a.C. até o seculo VI depois de Cristo.
Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Eles se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estesensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas pólis. Dessa forma, substituíram a natureza, que antes era o principal objeto de reflexão, pela arte da persuasão.O relativismo moral dos sofistas tem origem no contato mantido com diferentes povos e na conseqüente constatação de que as regras que regem as ações humanas são diferentes em sociedades diferentes.Tal conclusão era inaceitável, por exemplo, para Platão, que buscava fundamentar as leis humanas em algo absoluto, permanente e imutável.
A Maiêutica foi elaborada por Sócrates no século IV a.C.Através desta linha filosófica ele procura dentro do Homem a verdade. É famosa sua frase “Conhece-te a ti mesmo”, que dá início à jornada interior da Humanidade, na busca do caminho que conduz à prática...
tracking img