Fichamento voto distrital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento Voto Distrital
O voto distrital é um sistema no qual o país é separado em distritos eleitorais (com população relativamente igual) e em cada distrito é eleito um representante para comporo parlamento. Além disso, cada partido tem o direito de indicar somente um representante para ser votado por distrito.
Existem três tipos de voto distrital. O normal, de maioria simples, o de doisturnos, de maioria absoluta e o misto subordinado ao sistema proporcional. Atualmente, os países que adotam o voto distrital são os Estados Unidos (maioria simples), Reino Unido (maioria simples),Itália (maioria simples), França (maioria absoluta) e Alemanha (sistema misto com maioria proporcional).
No Brasil esse modelo é sinônimo de “sistema eleitoral de maioria simples” e só passou a serdefendido recentemente, com o surgimento de um movimento civil amparado por banqueiros, grandes empresas, políticos do PSD e PSDB e meios de comunicação.
Este sistema é considerado deficiente por variasrazões. Por haver diferenças entre o número de distritos em que os partidos venceram e o número de eleitores que votou neles, por desfavorecer partidos menores que tem seu eleitorado disperso em váriosdistritos, por favorecer candidatos que defendem interesses locais, por, depois de um tempo, tender a organização bipartidária, pelo Gerrymandering (divisão das regiões de partidos da oposição emmenos distritos, diminuindo assim o número de representantes eleitos) e pela diminuição da renovação de deputados e possível formação de vínculos clientelistas.
Apesar dos problemas o voto distritalpode ser muito útil em alguns aspectos. Por eleger um representante por distrito, a vigilância e cobrança feitas pela população ficam facilitadas e, além disso, a proposta de cada candidato acaba seadequando mais com as necessidades de cada região. A corrupção também acaba diminuída por ser mais fácil ao eleitor verificar as ações de cada candidato podendo, na próxima eleição, eleger um candidato...
tracking img