Os sofistas e a psicol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste estudo faremos um levantamento inicial sobre a filosofia sofista e sua relação com a formação da psicologia. Para isso, veremos quem foram os sofistas e qual sua influência no pensamento grego, para que a partir daí possamos compreender o papel que exerceram na Grécia antiga e o porquê de serem fortemente criticados por outros filósofos gregos, tais como, Sócrates,Aristóteles e Platão.
Os sofistas faziam uso da dialética e afirmavam que a vida decorria da cidade e não do seio familiar, pois, para eles, a cidade era capaz de educar e deseducar. Além de acreditarem que a educação coincidia com a vida do homem na cidade. Seriam os sofistas os primeiros a pensar o homem de forma dialética, como fruto de uma relação com o meio, assim como faz a psicologia social?Acompanhem-nos nesse caminho, para juntos entendermos a filosofia dos sofistas.


OBJETIVOS
O objetivo deste estudo é entender o que foi o movimento sofista e quais foram suas influencias no campo da psicologia. Após analisarmos sua influência no pensamento grego e na construção da psicologia, faremos algumas comparações de sua filosofia com vertentes atuais, tais como a PsicologiaSocial. Por fim, discutiremos o fato de suas práticas e pensamentos serem abolidos por filósofos da época, tais como, Sócrates, Platão e Aristóteles.


METODOLOGIA
Utilizamos como metodologia a pesquisa teórica, porém, durante o processo de pesquisa, inúmeras barreias foram enfrentadas para se chegar a uma compreensão adequada do movimento sofista. Isso se dá pelo falo de que não restounenhum escrito dos sofistas, apenas fragmentos insignificantes. Sendo Platão responsável por grande parte das informações levantadas.


OS SOFISTAS
Os sofistas eram portadores de um saber enciclopédico, eram professores que viajavam de cidade em cidade difundindo seus conhecimentos aos jovens aristocráticos de Atenas. Eles ensinavam como se vencer as causas nos processos, como conseguirconvencer as outras pessoas. Acreditavam que quem dominava o dom da palavra era capaz de dominar o outro.
Segundo eles, não há verdade absoluta para além das nossas opiniões, a coisa mais importante, para se ter poder, é a influencia. Para eles esse dom da palavra junto com a retórica e a oratória eram indispensáveis para desenvolver uma vida na política, por isso davam tanta importância aretórica, pois por meio dela seria possível manipular e formar as opiniões de outras pessoas e assim, usá-la em favor do próprio interesse. Acreditavam também que o homem não se limitava a família ou a criança, mas também ao adulto que se educava vivendo na cidade.
Afirmavam que a vida humana decorria da cidade e não no seio da família, pois para eles a cidade era capaz de educar e deseducar. Aeducação, segundo eles, não possuía limite e que ela coincide com a vida do homem na cidade. Sendo assim, os sofistas eram agentes da anti-razão, estavam a serviço dos interesses daqueles a quem prestavam serviço, ao contrário de filósofos anteriores, que estavam preocupados com a busca da verdade, representando a razão. Devido a isso os sofistas eram uma presença perturbadora no ambienteintelectual Helênico, o tempo de Sócrates.
Os sofistas surgem exatamente nesse momento de passagem da tirania e da oligarquia para democracia. São os mestres da retórica e da oratória, que percorriam as cidades-estado fornecendo seus conhecimentos aos governantes em geral. Sua função nesse contexto (dos governantes) foi muito importante e sua influencia muito grande, o que se reflete na forte oposiçãoque sofreram de Sócrates, Platão e Aristóteles. Os sofistas foram então filósofos e educadores, além de mestres da retórica e oratória, embora esse papel tenha sido negado por Platão. Por isso torna-se tão difícil termos uma visão concreta de sua concepção filosófica e pedagógica.
Apesar de sua forte influência no pensamento grego, ao decorrer do tempo os sofistas foram tachados de...
tracking img